Moradores de residencial em Sorocaba reclamam de vazamento de esgoto em avenida

Além do mau cheiro, a preocupação dos moradores é que o vazamento de esgoto a céu aberto está atingindo nascentes de água na região

Por Cruzeiro do Sul

Moradores de Sorocaba reclamam de vazamento de esgoto na avenida Adolpho Massaglia

Moradores do Residencial Giverny, em Sorocaba, denunciam o vazamento de esgoto e o mau cheiro que estão ocorrendo há pelo menos 11 dias na avenida Adolpho Massaglia, em Votorantim. O vazamento de esgoto a céu aberto está atingindo nascentes de água de condomínios da região, por meio de “boca de lobo” existente na avenida.

Segundo os moradores, o problema é causado por um condomínio residencial de prédios, chamado Parque Sicília, que fica na avenida Adolpho Massaglia, na divisa entre Sorocaba e Votorantim. Eles afirmam ainda que já entraram em contato com a administração do condomínio para solucionar o problema, mas nesta sexta-feira (19) o esgoto continua vazando na avenida e quem passa pelo local sente o mau cheiro provocado pelo esgoto.

O administrador do Residencial Giverny, Eric Alessandro Diniz, disse que o vazamento do esgoto está ocorrendo na via desde o último dia 8 deste mês, e que já foi feita reclamação na Prefeitura de Votorantim, na administração do condomínio que está causando o problema, e ainda na concessionária Águas de Votorantim, e até na Polícia Ambiental. Mas, até o momento, o vazamento continua jogando esgoto na Adolpho Massaglia. 

"Falei com o síndico do condomínio de Votorantim e deu problema na bomba da rede de esgoto dos prédios, e com isso está ocorrendo o vazamento dos dejetos na avenida. Além do mau cheiro, o esgoto segue pela boca de lobo e chega até as nascentes de água e lagos dos condomínios de Sorocaba e até o lago do Parque Campolim", afirma.

O morador do residencial de Sorocaba, Luiz César Nitsche, disse ainda que o maior preocupação dos moradores é com a questão ambiental, pois o esgoto que está sendo despejado na avenida poderá contaminar as nascentes de água. "Aqui mesmo no condomínio temos vários animais e aves que tomam água das nascentes existentes aqui na mata. Então, é preciso solucionar o problema ou poderá se transformar em um crime ambiental", alerta.

O Cruzeiro do Sul tentou contato com o condomínio em Votorantim pelo telefone, mas nenhuma das ligações foram atendidas. Também foi enviado questionamento para a Prefeitura de Votorantim a respeito do vazamento de esgoto a céu aberto na avenida Adolpho Massaglia.

A atual gestão municipal, por meio de nota, informou que assim que tomou conhecimento do caso, acionou as equipes de fiscalização, as quais estiveram no local e identificaram que o problema já havia sido sanado pelo condomínio, não havendo necessidade de notificação.

Já a empresa de abastecimento do município, a Águas de Votorantim informa que se trata de um problema interno do condomínio e que já notificou extrajudicialmente o mesmo. “A concessionária também informou o caso para o Ministério Público, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, e a agência reguladora, Ares-PCJ.” (Da Redação)