Programa social encaminha jovem para o CAPS e possibilita nova perspectiva de vida

O jovem, em questão, passava seus dias sem nenhum autocuidado, revirando lixos para poder se alimentar

Por Cruzeiro do Sul

Luiz, de 26 anos, trafegava pela cidade sem contato visual ou verbal, vivendo em situação vulnerável

A transformação de vida de uma pessoa em situação de rua é uma missão diária, que necessita de fé, sensibilidade, cuidado, paciência e muita perseverança. Foi dessa forma que a equipe do programa “HumanizAção” conseguiu encaminhar o jovem Luiz para um novo caminho, com esperança e novas perspectivas.

Luiz, de 26 anos, trafegava pela cidade sem contato visual ou verbal, vivendo em situação vulnerável, sofrendo com uma espécie de invisibilidade e era constantemente monitorado pela equipe da Prefeitura de Sorocaba.

O jovem, em questão, passava seus dias sem nenhum autocuidado, revirando lixos para poder se alimentar. Neste sábado (21), em mais uma tentativa de abordagem social, uma integrante da equipe “HumanizAção” sentou-se ao lado do Luiz e lhe ofereceu um pão de queijo. Ele aceitou, aproximou-se e ela conversou um pouco, descobriu seu nome e lhe ofereceu abrigo. Porém, em uma reação já costumeira, em um primeiro momento, ele recusou.

Aí que a resiliência da missão diária entrou em cena. Após nova busca ativa, ele foi encontrado e, após outro convite, aceitou ser encaminhado para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) “Alegria de Viver”, no bairro Jardim Europa. Lá, Luiz tomou banho, recebeu roupas novas e limpas e recebeu um reforçado café da manhã.

No CAPS, Luiz conta com atenção estratégica dos serviços de saúde e atendimento constituído por equipe multiprofissional, que atua sob a ótica interdisciplinar e realiza atendimento específico para casos de sofrimento ou transtorno mental, incluindo as de necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

“Esse é mais um exemplo de vida transformada. Cada aceitação é uma vitória individual e social. Por isso, contamos com essa equipe capacitada e focada na missão de recuperar vidas todos dias”, comemora o prefeito Rodrigo Manga.

Saiba como você também pode ajudar

A população também pode sempre colaborar com as atividades do “HumanizAção”, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, assim como fazendo doações ao programa, pelo WhatsApp do “HumanizAção”: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secid e 153, da GCM. (Da redação com informações da Secom)