Secretário é afastado por suspeitas de irregularidades em licitação de kits robóticos

Marcio Bortolli Carrara também teve os bens bloqueados pela Justiça; Luciana Mendes da Fonseca, titular da Sead, assume como substituta na Sedu

Por Wilma Antunes

A licitação é para o kit Menino Maluquinho, de Ziraldo.

O secretário da Educação de Sorocaba, Marcio Bortolli Carrara, foi afastado do cargo e teve seus bens bloqueados por determinação da Justiça, cabendo recurso. A portaria que informa o afastamento de Carrara foi publicada no Jornal do Município nesta terça-feira (23).

Para substituí-lo, foi nomeada Luciana Mendes da Fonseca, atual titular da Secretaria de Administração (Sead). A partir desta quarta-feira (24), Luciana assumirá cumulativamente o cargo de Secretaria da Educação (Sedu) enquanto Carrara estiver afastado, sem receber remuneração adicional.

O afastamento de Carrara foi resultado de uma decisão judicial baseada em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público, com a colaboração dos promotores Cristina Palma e Eduardo Francisco dos Santos Junior. A ação alega suspeitas de superfaturamento e direcionamento na licitação conduzida pela Prefeitura para a compra dos kits "Maluquinhos por Robótica", que totalizaram mais de R$ 26 milhões.