Com mais de 33 mil casos de janeiro a maio, Sorocaba realiza 'Dia D' contra a gripe

Apesar da queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, nove UBSs atendem amanhã (27), das 8h às 14h para vacinação contra a gripe

Por Ana Claudia Martins

Sorocaba terá nove UBSs abertas neste sábado (27), das 8h às 14h, para vacinação contra a gripe

Com o tempo seco e a chegada do frio, nesta época do ano é comum que mais pessoas fiquem gripadas ou resfriadas. Segundo dados da Prefeitura de Sorocaba, houve queda de 5% nos atendimentos por síndrome respiratória gripal de janeiro a maio deste ano, na comparação com igual período do ano passado. Foram 35.292 contra 33.633, o que representa uma média de 6,7 mil atendimentos por mês nas unidades de saúde da rede municipal.

Porém, para evitar os casos de gripe, todo ano é realizada a campanha nacional de vacinação, que já está ocorrendo em Sorocaba desde o dia 11 de abril. Para ampliar o atendimento, neste sábado (27) será realizado o "Dia D" de vacinação contra a gripe, em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h às 14h.

A vacinação contra a influenza é destinada para toda a população acima de seis meses. Nas UBSs também estará disponível a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 18 anos ou mais, com e sem comorbidades. As UBSs são: Angélica, Éden, Nova Sorocaba, Paineiras, Vitória Régia, Brigadeiro Tobias, Mineirão, Vila Sabiá e Barão.

A meta de Sorocaba é vacinar 253.164 moradores da cidade até o dia 31 deste mês ou enquanto houver doses disponíveis da vacina contra a gripe. Lembrando que as doses seguirão disponíveis de segunda a sexta, nas 33 UBSs da cidade, das 8h às 16h. Os endereços das unidades podem ser consultados no site da Prefeitura de Sorocaba.

Aumento de 26% na vacinação contra a gripe

Conforme os dados da atual gestão municipal, em 2023 houve aumento de 26,14% no número de pessoas já vacinadas contra a gripe em Sorocaba em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, até o momento, 118.387 pessoas foram vacinadas contra a gripe (Influenza). Em 2022, no mesmo período, 93.850 pessoas foram imunizadas.

A Secretaria da Saúde (SES) orienta a população sobre onde procurar atendimento médico nas situações de sintomas da gripe. Em casos de sintomas leves, os moradores podem procurar uma das 33 UBSs da cidade.

Já quem tiver sinais, como febre, tosse, irritação na garganta, dor no corpo, náuseas, vômitos, diarreia e perda de apetite, bem como sintomas mais severos, como falta de ar, doenças crônicas que pioram em função dos sintomas gripais e febre persistente acima de 39ºC, a orientação é que procure uma das unidades de urgência e emergência (UPHs, UPA e PAs) da cidade.

Dessa forma, serão realizadas consultas médicas e exames para avaliação do quadro e, se necessário, testagens. "É muito importante que as pessoas também continuem tomando todos os cuidados preventivos e de higiene, como lavar sempre as mãos, usar álcool em gel, não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros, e manter o esquema vacinal em dia", orienta a pasta municipal.

Crianças

Para reforçar o atendimento infantil, a Prefeitura de Sorocaba iniciou, em 3 de maio, o programa “Médico da Criança”, que visa proporcionar atendimento pediátrico, sem a necessidade de agendamento, em todas as 33 Unidades Básicas da Saúde (UBSs). Em um primeiro momento, as consultas pediátricas são disponibilizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário normal de funcionamento de cada UBS. As unidades de urgência e emergência continuarão com o atendimento pediátrico 24 horas, assim como na Policlínica, nesta última mediante agendamento prévio. 

Documentos e comprovantes

As vacinas serão aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico.

No ato da imunização, as crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e portando a Carteirinha de Vacinação, o documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS, todos estes documentos da própria criança. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas. (Da Redação)