Cavalgada Solidária arrecada mais de 5 toneladas de alimentos

Evento juntou mais de três mil cavalos e contou com a participação de aproximadamente quatro mil pessoas

Por Wilma Antunes

Tradicional Desfile dos Tropeiros e Cavalgada Solidária

Em Sorocaba, o domingo (28) começou em grande estilo com o tradicional Desfile dos Tropeiros e a 3ª Cavalgada Solidária #AFOMENÃOÉFAKE. A comitiva, composta por 35 cavaleiros, veio de Itararé (SP), município que faz divisa com o Estado do Paraná, e iniciou sua jornada no dia 19 de maio, seguindo o mesmo percurso que os tropeiros costumavam fazer antigamente. Eles partiam de Viamão (RS) rumo à Feira de Muares, em Sorocaba. No sábado (27)de manhã, o grupo chegou à Manchester Paulista. O evento contou com a participação de aproximadamente quatro mil pessoas, três mil cavalos e arrecadou mais de cinco toneladas de alimentos, que serão destinados a famílias carentes.

Após percorrer 350 quilômetros a cavalo, a comitiva chegou ao Rincão Gaúcho, localizado na estrada José Ribeiro Leite, em Sorocaba, para descanso. Nesse ponto de parada, os animais puderam beber água, se alimentar e descansar à sombra, enquanto os cavaleiros aproveitaram para almoçar e confraternizar com amigos e familiares. A tropa foi composta por homens, mulheres e até crianças, que passaram pelas cidades de Itaberá, Itapeva, Taquarivaí, Buri, Itapetininga, Capela do Alto e Araçoiaba da Serra, antes de finalmente chegarem a Sorocaba.

A concentração para o desfile e a cavalgada ocorreu no Clube União Recreativo Campestre, no Jardim Guadalajara, com início às 8h30, e a saída foi às 9h. Durante o percurso, a tropa passou pela Praça Jardim do Tropeiro, na avenida São Paulo, em frente à Santa Casa, onde receberam as bênçãos do padre Antônio Tamiozzo, o Toninho, da paróquia Santo Antônio. Em seguida, o grupo seguiu para o Parque das Águas, no Jardim Abaeté, onde ocorreu uma festa aberta ao público, com exposição de artesanato, artigos tropeiros e atrações culturais.

Durante o evento, os munícipes puderam desfrutar de um passeio pela cidade no ônibus de passeio City Tour. O secretário de Cultura (Secult) Luiz Antônio Zamuner ressaltou a importância do Tropeirismo como parte integrante da cultura sorocabana. "O Tropeirismo faz parte da cultura sorocabana e deve ser relembrado sempre no município, como um resgate dessa história. Agradeço a todos que participaram deste grande e importante evento", afirmou.

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), a primeira-dama Sirlange Frate Maganhato (PL) e vereadores também estiveram presentes.

Apaixonados pelo Tropeirismo

O casal Jader Gomes, de 40 anos, e Gabriela Assunção, de 26, de Salto de Pirapora, participou do desfile pela segunda vez. Vestidos com chapéus e trajes tropeiros, eles montaram seus respectivos animais: Gomes no burro Rocan e Gabriela no cavalo da raça Quarto de Milha, que, apesar de ter a pelagem marrom, tem o nome de "vermelho".

"Sempre estamos presentes em eventos de cavalgada, este é o segundo ano que participamos. Somos apaixonados por essa cultura", compartilhou Gabriela. "Achamos o evento bem organizado, o desvio no trânsito foi planejado de forma eficiente. Gostei muito do dia de hoje", acrescentou Gomes.

Boiadeira

No estilo boiadeira, com direito a cinturão de peoa, chapéu e bota de couro, a atendenete Thaísa Oliveira, de 21 anos, natural de Sorocaba, também participou da cavalgada pela segunda vez. "A cavalgada é uma experiência incrível! É uma oportunidade única de vivenciar a tradição e se sentir parte dessa história", falou.