Termina neste domingo (4) a Expo Gatos com mais de 200 bichanos
Tem gatos sem pelos e outros com a pelugem longa, ‘gigantes’, oriental, exótico, entre outros
A 4ª edição Expo Gatos teve início neste sábado (3) no hotel Golden Park, em Sorocaba, e reuniu apaixonados e curiosos pelo mundo dos gatos de todo o Brasil. Aberto ao público, o evento reúne cerca de 200 felinos de diversas raças, que, neste ano, participam de um concurso composto por júri internacional, além da chance de conhecer e poder adotar um bichano da Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (Aatan).
Pela primeira vez no evento, o casal de enfermeiros, Fábio e Ana Laura Leitão, não perderam a chance de conhecer os animais disponíveis para adoção e foram dispostos a adotar o terceiro bichano da família. Além de saberem da importância da acolhida responsável, eles ainda optam por dar uma segunda chance aos ‘esquecidos’ por muitos.
“Já temos gatos pretos e pretendemos adotar um ‘mais velho’, porque são eles que muitas pessoas não querem, né?! Amamos muito os gatos e são ótimos companheiros, sim!”, comenta Fábio Bruno Leitão, de 37 anos.
Para a Aatan, a importância é ainda maior. Com cerca de 270 animais sob a tutela e cuidados, a associação acredita que esse tipo de feira também leva às pessoas aspectos importantes do cuidado animal. “Muita gente abandona por não ter noção prévia do dever e atenção que os bichanos demandam, tem gente que não castra, então é preciso que todos tenham consciência. A gente também consegue levantar um pouco de fundos, seja com ajuda financeira quanto a doação de sachê ou lata de ração que o pessoal deixa aqui”, comenta a tesoureira, Caroline Vitale.
Expo Gatos Sorocaba
Gatos sem pelos e outros com a pelugem longa, ‘gigantes’, oriental, exótico, entre outros. Essas são algumas das características dos felinos encontrados na quarta edição da “Expo Gatos Sorocaba”, realizada pela Associação Maine Coon no Brasil (Amacoon). Neste ano, o espaço ainda proporcionou o encontro de criadores e tutores de todo país para a etapa do campeonato de beleza e genética felina, American Winner 2023.
De Curitiba, a zootecnista Danieli Zanoni participa do concurso há 13 anos com seu gato da raça norueguês da floresta. Com característica gigante, ele pesa atualmente 9 quilos e já carrega títulos. “Somos bicampeões mundial na categoria macho pelo curto”, conta.
Já Carlos Alexandre, de 42 anos, veio de São Paulo para participar da etapa pela terceira vez. Agora, ele trouxe a Monalisa, da raça persa. “Comecei a participar para saber o fenótipo do gato e também para melhoramento genético deles. É muito interessante a troca de experiência também”, explica.
Sorocabana, Maura de Andrade participa do evento desde o início com o gato Gandalf, seu maine coon, de 12 quilos. “Ele já ganhou duas vezes na categoria melhor do dia e é sempre bom participar para promover conhecimento e o pessoal conhecer as várias raças”, diz a fisioterapeuta.
“Para os criadores, é interessante para o melhoramento genético, então, como vem juízes de fora, eles classificam certinho. Já quem é ‘expositor’ e visitante vem para curtir. Mas, de qualquer forma, é muito relevante para todos a expo”, analisa o vice-presidente da Amacoon, Marcelo Ravagnani.
E, em períodos específicos, há ainda o “Papo de Gato”, em parceria com a Royal Canin, pelo qual o público pode conhecer as novidades e tirar dúvidas com especialistas e criadores por meio de miniworkshops.
Tanto a “Expo Gatos” quanto a feira de adoção continua neste domingo (4), das 10h às 18h. O hotel Golden Park está localizado no quilômetro 2,6 da rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-75), a Castelinho, no Iporanga, em Sorocaba. (Thaís Marcolino)