Gpaci comemora 40 anos de existência neste domingo (25)

Por Cruzeiro do Sul

GPACI

O Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) comemora hoje (25), 40 anos de existência. Fundado em 25 de junho de 1983, com a finalidade de prestar auxílio à crianças e adolescentes com Câncer, a entidade passou por evoluções ao longo dos anos e atualmente é considerada referência no tratamento oncológico para o grupo infantojuvenil, desde 1992, em 48 cidades do Estado de São Paulo. A partir de 2015 passou a ser também referência na urgência e emergência pediátrica exclusivamente para Sorocaba, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Idealizado por Elizabete Nonato, o Gpaci foi formado por um grupo de pessoas que abdicaram de seus interesses para criar a instituição. Também foi preciso reconstruir um novo hospital, mais moderno e equipado para a complexidade atual da doença.

Com custo estimado para o exercício de 2023 em R$ 57,16 milhões, o Hospital do Gpaci, entre outros serviços, tem ambulatório de quimioterapia, consultórios médicos, farmácia, salas para fisioterapia, imagem, odontologia, psicologia, serviço social serviço de nutrição e dietética. Possui hotelaria clínica e cirúrgica e apoio com 100 leitos. São três salas cirúrgicas, além de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com oito leitos. Há também brinquedotecas em todos os pavimentos e, ainda, oferta de serviços via SUS para o público adulto.

Os interessados em contribuir com o Gpaci podem entrar em contato pelos telefones celulares: (15) 99789-3908 e (15) 99135-4192 ou pelos e-mails: presidencia@gpaci.com.br e caprecursos@gpaci.com.br, e site www.gpaci.org.br(Da Redação)