‘Direita livre’ ainda gera dúvidas aos motoristas na Sadrac de Arruda
Mesmo com sinalização informando liberação da faixa, alguns continuam parando no semáforo
Cerca de um mês e meio após a implantação da “direita livre” na confluência das avenidas Sadrac de Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, muitos motoristas ainda param na via à espera da abertura do semáforo. O problema tem ocorrido tanto para quem vai sentido avenida São Paulo, como em direção à Prefeitura -- onde há guias de concretos instaladas na pista para dividir o fluxo de veículos.
Em ambos os sentidos existem placas de sinalização com a indicação e a seguinte frase: “Direita livre -- no vermelho, entre com cuidado”, porém, alguns motoristas não têm prestado atenção. O Cruzeiro do Sul ficou dez minutos no local, na última quarta-feira (12), fora do horário de pico, entre 9h56 e 10h06, em direção à avenida São Paulo. No período, dez carros travaram o trânsito parando no sinal vermelho. Os motoristas de trás buzinaram. Após o aviso sonoro, alguns seguiram em frente, outros aguardaram o sinal verde para passar.
Diego Formigoni é comerciante e usa a via com frequência. Ele conta que houve uma melhora significativa na fluidez do trânsito, principalmente nos horários de mais movimento, porém confirma que muitos carros param no semáforo, nos dois sentidos e ressalta, inclusive, que presenciou um acidente na semana passada no local. “Eu entendo que a direita livre foi algo muito positivo, o trânsito não está tão parado. Mas na semana passada teve um acidente. Alguém deu uma freada brusca e o cara de trás não conseguiu frear”, informou.
Para melhorar a dinâmica, os motoristas propõem outras formas de sinalização. “Ao invés do sinal ficar em vermelho (em relação a pista da direita livre) ele poderia ficar só no amarelo, porque às vezes o motorista confunde e continua parando e está lá a placa que pode passar com cuidado. Se deixasse no amarelo, o cara já vem com atenção e vai direto, só nessa via que sobe para aquele lado da Prefeitura”, sugeriu o motorista Ariovaldo Roberto de Barros, policial militar da reserva.
Porém, apesar do problema, Barros também aprova a iniciativa e ressalta que seria importante colocar em prática a mesma ação em outros locais da cidade. “Se existem alguns pontos que têm esse problema de congestionamento, poderia ser estudado, sim, uma passagem livre. Eu acho que teria o mesmo efeito, para o motorista, que teve aqui nesse trecho”.
Já Diego Formigoni recomenda uma via com direita livre na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, sentindo Centro. “Seria interessante uma direita livre ali também, principalmente em horário de pico, porque é horário de saída da Prefeitura ou das empresas da zona industrial”, reforçou o comerciante.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que a implantação do dispositivo, nos dois pontos entre as avenidas Sadrac de Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, é uma ação ainda recente, adotada para conferir mais agilidade ao fluxo de veículos, cujo comportamento do tráfego nesse local continua em fase de avaliação por parte da equipe de engenharia da pasta, inclusive sobre a possibilidade de expandi-la para outros pontos na cidade. Trata-se de o primeiro dispositivo em Sorocaba que permite ao motorista seguir à direita, mesmo com o semáforo no vermelho.
Em um primeiro momento, a Semob considera que a “direita livre” tem surtido o efeito desejado, contudo, entende que os motoristas ainda estão se adequando à novidade. A pasta salienta, ainda, que agentes de trânsito têm atuado continuamente no local, sobretudo em horários de pico, para orientação e coordenação. A nota diz ainda que a sinalização no local encontra-se destacada, porém, serão feitos novos estudos para incremento da quantidade de placas ou outros dispositivos viários. A Semob aproveita igualmente a oportunidade para reforçar o pedido aos condutores para que reforcem a atenção ao trafegar pelo trecho. (Vanessa Ferranti)