Crimes financeiros digitais são debatidos
Grupo abordou os objetivos do Núcleo Estratégico Interdisciplinar do Sistema de Informações e Prevenção a Crimes Financeiros em Ambiente Digital
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, se reuniu com representantes do Centro Integrado de Comando e Controle, de instituições financeiras e de meios de pagamentos digital para continuar o debate sobre as ações de enfrentamento aos crimes financeiros cometidos por meios digitais.
O grupo abordou os objetivos do Núcleo Estratégico Interdisciplinar do Sistema de Informações e Prevenção a Crimes Financeiros em Ambiente Digital (SPFAD), criado pela Resolução SSP nº 018, em 4 de abril de 2023. O Sistema também instituiu um comitê de formulação de políticas públicas integradas para analisar o fenômeno e sistematizar as ações empreendidas por cada órgão, a fim de combater o problema presente na sociedade.
Desde o início do ano, diversas reuniões têm sido feitas em conjunto com o Centro Integrado de Comando e Controle, responsável por entender o problema e propor soluções de forma integrada entre instituições policiais e financeiras para crimes de sequestro seguido de extorsão, em que a vítima é obrigada a fazer saques ou transferências bancárias, facilitadas pelo sistema de pagamento instantâneo denominado Pix. (Da Redação, com informações da SSP)