Gastronomia diversificada agrada os visitantes da Festa Julina Beneficente

Por Thaís Marcolino

A área gastrônomica da Festa Beneficente está sendo bastante elogiada pelos visitantes

Um dos locais mais queridos e disputados pelo público em uma festa é a área gastronômica. E a da Festa Julina de Sorocaba tem conquistado os frequentadores pela variedade de produtos. Produzido e vendido por 28 entidades beneficentes da cidade, entre as opções mais tradicionais estão as que são a base de milho -- como pamonha e curau -- além de sopas, vinho quente e maçã do amor. Mas há outras comidas que agradam.

O casal Claudio Calado e Rosana Amorim, de Votorantim, não perdeu tempo para experimentar as delícias. Enquanto Rosana optou pela sopa de mandioca com costela para enfrentar o friozinho que fazia, Claudio escolheu o lanche de churrasquinho. “Gostamos dessas opções mais simples e acho que é assim que deve ser, mais raiz mesmo. Do jeito que as entidades estão posicionadas também ajuda na hora de escolher. E são tantas coisas gostosas, para todos os gostos mesmo”, comentou Claudio.

Mas eles não são os únicos que aprovam. A família Oliveira, composta pela Cristiane, Sarah e Amilton, veio de São Roque para acompanhar um dos shows e aproveitou para aproveitar a área gastronômica. “É um espaço muito bom, com bastante variedade e os preços são diversos para caber no bolso de cada um. Optamos pelos lanches de linguiça e pernil e o espetinho, mas as receitas que são a base de milho também chamou bastante atenção, é um ingrediente que amo e tem tudo a ver com a festa”, disse Cristiane Martins de Oliveira.

Os produtos da praça de alimentação custam entre R$ 10 e R$ 20, em média, porém há itens mais caros e baratos, a depender da escolha. A população pode encontrar, por exemplo, sopa no pão, espetinho, pastel, pamonha, curau, lanches, porção de milho, churros, bebidas variadas. Tudo que é consumido no local é destinado para as entidades assistenciais participantes e representam uma boa ajuda no caixa anual.

Uma delas é a da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sorocaba. Com 381 assistidos hoje, toda a verba da festa será usada na assistência dos alunos. “A festa, além de colaborar, e muito, com o orçamento da entidade ao longo do ano, também é uma chance das pessoas conhecê-la e, no futuro, caso queiram, passar a ser voluntários. É uma boa divulgação”, disse Lidiane Queiroz, reprtesentante da entidade. Os itens mais vendidos na barraca da Apae são o lanche de pernil e a fogazza.

Para quem busca um docinho pra finalizar da melhor maneira a refeição, a barraca da Casa Transitória André Luiz oferece cocada, maçã do amor, coquinho, espeto de morango com chocolate, bala baiana, entre outros. “Com a verba da festa anterior, conseguimos melhorar a parte elétrica e com o dinheiro desse ano queremos dar continuidade na melhoria do espaço e ampliar os projetos”, disse Tânia Ranpim, responsável pela barraca. Hoje, a entidade atende 120 pessoas em três projetos ligados à área da saúde.

Também participam da praça de alimentação as entidades beneficentes Asipeca, Afissore, Associação Espírita Emanuel, Associação Beneficente Antônio José Guarda, Associação Amor em Cristo, Associação Criança Feliz, Casa Nossa Senhora das Graças, Casa do Menor de Sorocaba, Cefas, Centro de Integração da Mulher, Conselho Central de Sorocaba de São Vicente de Paulo, Integrar, Lafid, Lar São Vicente de Paulo, Lions Club Sorocaba Leste, Momunes, Instituto Atleta Cidadão, Paróquia São Bento, Paróquia São José do Cerrado, Paróquia São José do Operário, Paróquia São Luiz Gonzaga, Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, Rotary Club Granja Olga, Rotary Club de Sorocaba, Transdoreso e SOS.

A Festa Julina de Sorocaba, realizado pela Afejubes (Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba) termina dia 30 de julho. Está localizada no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. Para mais detalhes, acesse o site julinadesorocaba.com.br ou via instagram @festajulinasorocaba. (Thaís Marcolino)