Santa Casa busca doações de água de coco para pacientes com câncer
Doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no setor de doações do hospital
A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba precisa de doações de água de coco em embalagens de 200 ml. Essas doações serão destinadas aos pacientes oncológicos, pois a água de coco ajuda na reposição de sais minerais, vitamina C, vitamina do complexo B, aminoácidos e diversos outros nutrientes necessários para o organismo. Isso auxilia no fortalecimento dos pacientes em tratamento.
Essa é uma das campanhas permanentes do hospital, que também conta com outras iniciativas. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no setor de doações da Santa Casa de Misericórdia, localizada na avenida São Paulo, 750, bairro Árvore Grande. O telefone para contato é (15) 2101-8039.
Outras doações
A Santa Casa também arrecada cupons fiscais. O valor coletado por meio desses cupons é revertido para obras e melhorias do Hospital. Para fazer a doação, basta trazer os cupons fiscais arrecadados no Setor de Doações, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Pela internet
Também é possível doar cupons fiscais para a Santa Casa por meio do site ou aplicativo da Nota Fiscal Paulista. Basta acessar o site da Nota Fiscal Paulista (https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/) ou baixar o aplicativo "Nota Fiscal Paulista" no celular. Depois, realize o cadastro no sistema e faça login. No menu "Entidades", escolha a opção "Doação de Cupons com CPF" e clique em "Pesquisar". Digite o CNPJ da Santa Casa de Sorocaba (71485056000121, sem pontuação) no campo indicado e clique em "Avançar". O nome "Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba" aparecerá na tela. Clique em "Confirmar Doação Automática".
Tampinhas de plástico duro
As tampinhas podem ser de água, refrigerante, leite, Nutella, maionese, achocolatados, remédios, creme dental, shampoo, condicionador, entre outros. O plástico duro coletado tem um valor considerável no mercado e demora séculos para se decompor no meio ambiente. A Santa Casa recebe as doações das tampinhas, vende esse material para empresas de reciclagem e utiliza o dinheiro arrecadado para suprir algumas necessidades do Hospital.
Leite humano
Toda mulher que amamenta pode ser uma doadora de leite humano. Qualquer quantidade de leite materno é importante para salvar uma vida, especialmente para os bebês e famílias da UTI Neonatal da Santa Casa de Sorocaba. Para ajudar, basta ligar para o número (15) 2101-8000, ramal 7864, e falar com o Posto de Coleta de Leite Humano da UTI neonatal da Santa Casa de Sorocaba.
Óleo usado de cozinha
O óleo coletado será encaminhado para empresas parceiras, que irão reutilizá-lo para transformá-lo em uma barra de sabão sustentável. A renda desse projeto é revertida para melhorias no hospital. Para participar, basta colocar o óleo utilizado em frituras (não precisa coar) em uma garrafa pet de 2 litros e entregá-la na Santa Casa.
Lacre de alumínio
O manuseio desses lacres é mais simples e eles ocupam bem menos espaço para armazenar do que as latinhas inteiras. Para se ter uma ideia, 30 mil lacres de alumínio cabem em 10 garrafas pets de 2 litros e equivalem a quase mil latinhas de alumínio.
Além disso, a liga de alumínio do lacre tem um teor de magnésio maior do que o da latinha. Separando o lacre, evita-se que a mistura dos dois tipos de alumínio contamine o alumínio reciclado. Com a venda dos lacres, é possível adquirir cadeiras de rodas, cadeiras de banho, suportes de soro, macas e outros materiais necessários no momento. Qualquer quantidade de lacre é bem-vinda.
Leite longa vida
A Santa Casa também aceita doações de leite longa vida, incluindo integral, semidesnatado, desnatado e zero lactose. Diariamente, o hospital utiliza 80 litros de leite, sendo 60 litros de leite integral e 20 litros de leite desnatado.
Fraldas geriátricas
Por fim, são aceitas doações de fraldas geriátricas nos tamanhos M, G e GG. Essas fraldas são usadas para ajudar os pacientes acamados, que têm um grande consumo mensal. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no setor de doações da Santa Casa. (Da Redação)