Homem é encontrado morto no Centro de Sorocaba

GCM informou que a vítima estava, aparentemente, em situação de rua e não apresentava sinais de agressão ou violência

Por Cruzeiro do Sul

Homem é encontrado morto no Centro de Sorocaba

Um homem foi encontrado morto nas proximidades do Mercado Municipal de Sorocaba, na região central, na tarde desta quarta-feira (26). A Guarda Civil Municipal (GCM) informou que a vítima estava, aparentemente, em situação de rua e não apresentava sinais de agressão ou violência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou o homem para o Instituto Médico Legal (IML) para perícia.

De acordo com a Prefeitura, a GCM localizou o corpo durante o apoio às abordagens sociais do programa "HumanizAção". Por outro lado, alguns munícipes que passavam pelo local relataram que o homem teria recusado ajuda médica aproximadamente três horas antes do óbito e também rejeitado o suporte oferecido por entidades assistenciais.

Humanização 

O programa "HumanizAção" foi criado pela administração municipal, em janeiro de 2021, para oferecer às pessoas em situação de rua, não apenas os serviços mais urgentes de assistência social e saúde, mas também dar a oportunidade real para uma verdadeira mudança de vida a essas pessoas.

O trabalho é realizado diariamente, de domingo a domingo, inclusive nos feriados, e oferece às pessoas atendidas toda a assistência necessária, de forma individualizada. Desde o início do programa, em janeiro de 2021, até junho de 2023, o programa já tinha realizado acima de 25 mil abordagens sociais a pessoas em situação de rua, as quais resultaram em mais de 20 mil oportunidades de acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS), entidade parceria do município nesse programa.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da GCM. (Da Redação)