Manga confirma cobertura no centro de Sorocaba

Estrutura será implantada na região do Bulevar Braguinha e Catedral

Por Vanessa Ferranti

A instalação da estrutura aérea colorida faz parte de um amplo projeto de revitalização do Centro

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), confirmou que implementará, em parceria com a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), uma cobertura no centro da cidade, na região do Bulevar Braguinha e da Catedral Metropolitana. A iniciativa foi abordada nesta quarta-feira (26), durante entrevista no Jornal da Cruzeiro da rádio Cruzeiro FM 92,3. De acordo com o chefe do Executivo, a mudança fará do Centro de Sorocaba um ponto turístico moderno para a região.

“Vai ficar lindo, não vamos perder nada para aquelas coberturas que você vê em Curitiba, nas grandes cidades, em grandes capitais do mundo, nos centros das cidades. Então, vai trazer um atrativo, vai dar um ar novo para o centro da cidade”, opinou Rodrigo Manga. A revitalização do Centro em parceria com a Acso já havia sido anunciada pela Prefeitura no último dia 22.

Ontem, o prefeito ressaltou que a Acso está finalizando o projeto executivo e a Prefeitura irá custear a obra. “Estamos com o recurso pronto, está separado o dinheiro”, afirmou o prefeito. O valor do investimento não foi informado por Manga, porém, segundo a Associação Comercial, a administração pública se comprometeu a destinar R$ 5 milhões para o projeto de revitalização e recuperação do Centro.

“É um passo fundamental para trazermos as pessoas de volta à região central, afinal, é ela o cartão de visitas de qualquer cidade”, declarou Hygor Duarte, presidente da Acso.

Inspirado em estruturas de diferentes estilos instaladas em cidades de países como México, Bélgica e Austrália, o conceito está sendo desenvolvido pelo arquiteto Alan Nunes, que expôs a ideia de uma estrutura aérea que, acompanhada de estética correspondente no piso, forme um caminho sinuoso que dê mais vida e colorido à região.

O projeto está em fase de estudos de elaboração e é coordenado pela equipe técnica do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), órgão ligado à Secretaria de Administração (Sead). Já as obras devem iniciar em 2024, pelos bulevares Braguinha e Barão do Rio Branco.

“Os serviços e melhorias devem abranger, sobretudo, ações urbanísticas importantes e de paisagismo, entre outros. Serão ações que agregarão àquelas já adotadas pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), em dezembro de 2022, que implantou iluminação em LED nas ruas São Bento, XV de Novembro, Monsenhor João Soares, da Penha, Dr. Álvaro Soares, Sete de Setembro, Dr. Braguinha, Padre Luiz, Francisco Scarpa, Miranda de Azevedo e Cesário Motta”, informou a Prefeitura por meio de nota. (Vanessa Ferranti)