Sorocaba terá um segundo batalhão de Polícia Militar
Secretário também anunciou novas sedes para o Instituto de Criminalística e Instituto Médico Legal
Sorocaba terá, até 2026, um novo batalhão de Polícia Militar. A afirmação é do secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, em visita à cidade realizada nesta sexta-feira (28). Ele falou ainda sobre a mudança da sede da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), que abriga o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal (IML).
“Além do 7° Batalhão do Interior, teremos outra unidade, aumentando o efetivo policial com criação de vagas. Não é remanejamento! Está em estudo um terreno na zona norte da cidade para abrigar esse novo batalhão. Com essa unidade, o 7° e mais o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), a população de Sorocaba e de toda a região vai ganhar um grande reforço”, diz o secretário.
Derrite anunciou essas ações durante entrevista no Jornal da Cruzeiro da rádio Cruzeiro FM 92,3, na manhã desta sexta-feira (28), e, também, a uma emissora de TV. Uma entrevista coletiva agendada para a tarde desta sexta-feira (28) foi cancelada porque o secretário precisou ir ao Guarujá para acompanhar o caso que investiga a morte de um policial militar no litoral.
À rádio, Derrite reafirmou que existe valorização salarial de aproximadamente 20% para os policiais, a valer no holerite de agosto, assim como o aumento do efetivo. “A região de Sorocaba terá aumento de escrivães, investigadores e delegados, mas já temos autorização do governo para contratar mais de 13 mil policiais”, complementou, dizendo que se trata do atendimento a um antigo anseio da população e da categoria.
Novo IML
Outro anúncio realizado foi quanto ao local do novo IML. Agora, o prédio deve ser alocado na rua Gustavo Teixeira, no Mangal. “Esse prédio do Estado estava ali, obsoleto, e agora vamos fazer essa adequação para abrigar o IC e o IML para dar condições melhores de trabalho aos nossos peritos e atender melhor à população”, diz. O investimento será de 10 milhões de reais.
Antes da definição do local pela SSP, o tema foi alvo de polêmica na cidade. Em junho, um projeto de lei de autoria do Executivo sugeria a construção do prédio na região do jardim Residencial Tivoli Park. A medida repercutiu negativamente entre os moradores, que coletaram assinaturas para um abaixo-assinado, com o objetivo de impedir a construção do prédio no local. Desde então, órgãos ligados ao tema iniciaram os estudos para definição da nova área.
DDM
A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Sorocaba funciona hoje em um prédio alugado, no Jardim América. Segundo Derrite, a DDM vai ser transferida para o prédio onde hoje funciona a Delegacia Seccional, na avenida General Carneiro. “Um prédio novo, que vai possibilitar um atendimento mais humanizado para as mulheres vítimas de violência”, diz. A data para a mudança não foi informada. (Da Redação)