Praça da Marinha, no Campolim, agora é ambiente instagramável
Espaço público recebeu decoração especial por iniciativa de uma artesã
Quem passa pela Praça da Marinha, no Campolim, em Sorocaba, pode observar que ela passou por uma transformação. Árvores vestindo roupas coloridas -- estilo crochê -- e pequenas lâmpadas de cor amarela penduradas pelo espaço atraem os olhares. Tecidos e outros enfeites distribuídos por toda a praça, além de mesas e cadeiras de madeira, chamam atenção do público por suas cores vibrantes.
O Cruzeiro do Sul foi até o local, em um fim de tarde, e viu o lugar repleto de famílias sentadas na grama, fazendo piquenique, casais passeando com cachorro e crianças correndo e subindo nas árvores.
A iniciativa de “dar nova cara” ao ambiente foi de uma moradora do bairro, que, inicialmente, “vestiu” apenas uma das árvores da praça com a roupinha de crochê. Isabel Gun, de 56 anos, é enfermeira porém apaixonada por artesanato. Tudo que ela produz para colocar na praça é feito de forma voluntária.
Ao ver o trabalho da artesã, uma cafeteria que fica em frente ao espaço gostou tanto da ideia que a incentivou a enfeitar todo o recinto. “Eu fiz primeiro em uma árvore e depois expandi para outras. Consultei se o tecido prejudicava a árvore de alguma forma, mas disseram que não. Para mim é ótimo passar aqui todo dia e ver as famílias sorrindo e tirando fotografias”, contou.
A pedagoga Camila Pantarotti estava com sua filha, Maria Eduarda, de 5 anos, enquanto a menina brincava entre os galhos de uma das árvores coloridas pela lã. As duas moram em Votorantim, mas sempre que podem visitam a praça. “Eu já vinha aqui antes, mas agora o enfeite deu mais vida e tornou o ambiente mais familiar, infantil. Aqui as crianças podem brincar e ter contato com a natureza. E, claro, a gente já aproveita para tomar um café e comer um pão de queijo”, contou Camila.
Em frente ao local, as pessoas buscam café e aproveitam para nas mesinhas ou até mesmo sentadas na grama da praça. A pequena Maria Eduarda contou que gosta do lugar porque lá ela pode se divertir e comer pão de queijo com suco, que é o lanche que sempre pede.
Jéssica Araújo, coordenadora administrativa, já conhecia a praça e trouxe, na ocasião, um amigo de fora da cidade para conhecer o lugar. “Achei muito legal desde que vim pela primeira vez. Daí meu amigo veio me visitar e eu queria levá-lo para um lugar diferente e bonito, então, resolvi trazê-lo aqui. As luzinhas, a paisagem colorida, tudo aqui faz a gente querer ficar mais tempo”, disse.
Felipe Tadeu Ruiz, é psicólogo e mora em São Paulo. Veio para Sorocaba para visitar a amiga Jéssica. “Eu estou adorando. Em São Paulo tem lugares como esse, mas é tudo muito agitado. Aqui eu posso tomar um café com calma, olhar as árvores. Parar em um lugar e comer sem pressa não é comum para quem vive em São Paulo”, brincou.
Hoje, a cafeteria assumiu os cuidados de preservação do lugar, junto com a artesã, após a autorização que recebeu da Prefeitura de Sorocaba para adotar a Praça da Marinha. (Luís Felipe Pio - programa de estágio)