Morador relata dificuldade para marcar exame em UBS
Prefeitura diz que paciente faltou a duas coletas agendadas
Um morador do bairro Lopes de Oliveira, em Sorocaba, relatou dificuldades para marcar o exame Papanicolau para a esposa na Unidade Básica de Saúde do bairro. Ricardo Vieira Santana informa que tenta agendar o procedimento de prevenção há cerca de dois meses para a companheira de 43 anos, porém não consegue. Segundo o munícipe, em uma ocasião foi orientado a retornar em uma semana para marcar o exame, pois a unidade estaria com falta de vagas.
Ele também teria sido comunicado na UBS que a enfermeira que realiza a coleta estaria de férias. “Dois meses de férias? Me sinto feito de idiota, pois aconteceu quatro vezes de ir e voltar e nada de agendar o exame”, ressaltou.
Para reverter a situação, Ricardo entrou em contato com o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) por meio das redes sociais. Em uma das mensagens, o perfil solicita os dados pessoais da paciente para verificar o problema. Porém, segundo o morador, a situação não teria sido resolvida.
“Nada foi feito. Minha esposa continua sem o agendamento. Dia 21 de julho, fui, novamente, informado da tal férias da enfermeira”, declarou. Além disso, o munícipe acredita que outras pessoas também possam ter a mesma dificuldade. “Além de ajudar minha esposa, provavelmente, se esse caso vir a público, ajudará muitas outras famílias, óbvio que a falha na gestão de saúde não afeta somente minha família”, disse.
Ausência na consulta
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba disse tratar-se “de situação específica, não tendo relação com as férias da profissional da unidade”. O Executivo também garantiu não haver redução na oferta de exames. “A paciente se ausentou em duas coletas de Papanicolau já agendadas, nos dias 13/5 e 18/5. Sua última passagem na UBS foi registrada no dia 23 de março deste ano”, diz.
Ainda segundo a nota da Prefeitura, um novo agendamento foi marcado para o próximo dia 17 de agosto, às 17h30. “A equipe da unidade já entrou em contato para confirmar com a munícipe”, conclui a nota. (Vanessa Ferranti)