Festa da Colônia Japonesa continua neste domingo (6)

Evento acontece na praça Kasato Maru, no Campolim

Por Wilma Antunes

Visitantes têm à disposição a variedade da culinária japonesa e ainda podem assistir a apresentações artísticas

 

Sorocaba recebe, neste fim de semana, a 13ª Festa da Colônia Japonesa, realizada na praça Kasato Maru, um dos cartões postais da cidade. O evento, que começou ontem (5) e continua hoje (6), das 12h às 21h, atraiu uma multidão interessada em vivenciar as tradições orientais. A atmosfera festiva foi preenchida com uma variedade de comidas típicas, souvenirs e apresentações artísticas.

Um dos destaques da festa foi o entusiasmo dos apaixonados pela cultura oriental, que chamaram a atenção de todos que passavam pela praça. Roupas da moda japonesa, maquiagens que exibem os olhos puxados e cosplayers encarnando personagens de anime inundaram o evento, trazendo ainda mais encanto à festa.

As primas Alice Coelho, de 16 anos, e Mariana Coelho, de 14, foram à festa inspiradas em personagens fictícios. Alice assumiu a identidade de Itachi Uchiha, personagem do anime japonês Naruto, enquanto Mariana se vestiu de Gorou, personagem do jogo chinês Genshin Impact. As duas levaram cerca de cinco horas para se arrumar. Apesar da temática da festa ser japonesa, elas notaram também elementos da cultura chinesa.

A mãe de Alice, Débora Stabile, acompanhava as jovens, que olhavam atentamente as atrações do parque. “A gente frequenta eventos assim há uns dois anos. Sempre víamos pessoas fantasiadas e achávamos legal. Começamos a entrar em comunidades na internet, nos interessamos pelo assunto e também decidimos nos fantasiar. Para nós, é um hobby, mas tem gente que ganha dinheiro com isso”, disse Alice.

Apresentações

As apresentações também cativam a curiosidade dos visitantes. Na tarde de ontem, as famosas gueixas japonesas encataram o público. Mas houve quem ousasse quebrar essa tradição. O grupo de dança Shock, composto por sete mulheres, todas com mais de 50 anos, animou o público com saias de tule, maquiagem neon à lá Cindy Lauper e muita empolgação ao som de hits dos anos 1980.

O grupo é formado por Akemi Iamaguti, Ruth Obara, Andrea Martins, Eleni Savracky, Lúcia Sena, Maria Schinde e Cristina Moraes. As dançarinas foram coreografadas pelo professor Lilo, por quem expressaram enorme carinho, ainda no palco. Representando o grupo na reportagem estava Akemi, 53 anos. Ela, que faz parte da associação Nippon Sorocaba, revelou que o grupo ensaiou durante três meses para a apresentação.

“A maioria das meninas aqui tem mais de 50 anos, por isso escolhemos esse tema. As cores vibrantes, o estilo, tudo remete aos anos 1980. Queríamos reviver essa época. É a primeira vez que a gente se apresentou no evento. O público foi muito receptivo, e acho que a galera gostou, foi muito bom!”, afirmou Akemi.

Comida

Os amantes da culinária japonesa encontram uma variedade de opções, como temaki, tempurá, hot roll, yakissoba, sushi, guioza, sorvete frito e outros pratos. Além disso, o evento também oferece alternativas para aqueles que não são fãs dos pratos tradicionais, como churrasquinhos e pasteis. Já para quem deseja levar um pouco do Japão para casa, as barracas ofereceram diversos itens, desde katanas (espadas tradicionais utilizadas pelos samurais do Japão antigo e feudal) até origamis de tsurus (ave sagrada do Japão, símbolo de saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna).

O Parque Kasato Maru está localizado no cruzamento das avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz, no bairro Campolim. Devido ao evento, algumas vias foram fechadas, mas existem opções de estacionamento disponíveis para os visitantes. (Wilma Antunes)