Escola de Ibiúna inaugura Sala de Acomodação Sensorial

Espaço foi projetado para atender às necessidades de estudantes com algum tipo de deficiência intelectual ou múltiplas deficiências

Por Vanessa Ferranti

Espaço foi projetado para que alunos possam aprender e explorar as emoções

Cores vibrantes, sons e uma variedade de texturas são os diferenciais da Sala de Acomodação Sensorial, o novo espaço da escola municipal Padre Elídio Mantovani, inaugurado na última sexta-feira (4), em Ibiúna. O ambiente foi projetado para atender às necessidades dos estudantes da unidade que convivem com algum tipo de deficiência intelectual e ou múltiplas deficiências. A iniciativa tem o objetivo de estimular os sentidos das crianças para que possam buscar evolução, regulação e interação. Segundo a Prefeitura, a ideia é proporcionar aos alunos um espaço seguro para que eles explorem suas emoções, se sintam acolhidos e, ao mesmo tempo, aprendam de maneira significativa.

Para receber as crianças, foram inseridos no cômodo itens como balanço sensorial, almofadão pingo d’água, peixes pedacinhos, casulo, balanço canguru e tapete sensorial. Além da estrutura física, os profissionais que atuam com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede de Ensino Municipal também deverão ser capacitados para a utilização dos equipamentos, oferecendo um suporte individualizado e encorajando as crianças no seu desenvolvimento.

“Essa sala é um sonho que começou ao assistirmos uma reportagem no programa Fantástico. Entramos em contato com a empresa Spider e criamos, no início do ano, o Arco-íris (núcleo de integração inclusivo do município de Ibiúna onde são desenvolvidas gratuitamente diversas terapias para pessoas com deficiência), também um projeto pioneiro que hoje, de forma positiva, vem sendo copiado por municípios da região. Mas, essa iniciativa não apenas quebra barreiras físicas e mentais, ela também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, dando às crianças a oportunidade de desenvolverem seus potenciais”, destacou o prefeito Paulinho Sasaki (PTB).

Ezequiel Miquéias, proprietário da Spider, conta que assumiu a parceria com a Prefeitura por acreditar no projeto. “Realizamos projetos em muitos lugares, mas aqui sentimos algo diferente. A ideia desse projeto é trazer tudo aquilo que possui no Arco-íris, mas de uma forma reduzida, para dentro da escola”, disse.

Ainda segundo a administração municipal, a ação tem inspirado outros municípios e instituições educacionais a buscarem soluções inovadoras para a inclusão de crianças com deficiência. “Essa conquista serve como um exemplo de como é possível, por meio da colaboração e do comprometimento, abrir caminhos para um futuro mais igualitário e respeitoso com a diversidade humana”, encerrou em nota a Prefeitura de Ibiúna. (Vanessa Ferranti)