Quase 30% dos pacientes faltaram em consultas médicas no 1º semestre em Sorocaba

Dos 296.967 agendamentos feitos no período, 87.391 ausências foram registradas

Por Cruzeiro do Sul

Na UBS da Vila Hortência a procura pelo imunizante foi tranquila ontem. Por volta das 10h, não havia fila no local e rapidamente os munícipes eram chamados para receber a vacina

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia uma campanha de conscientização referente a ausências de pacientes após agendamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Esse absenteísmo, ou seja, a falta após marcação da consulta ou exame, sem que haja o reagendamento prévio pelo paciente, acaba afetando outros usuários das unidades que também utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Em levantamento feito pela SES, somente no primeiro semestre de 2023, foram agendadas 296.967 consultas médicas, que contabilizaram 87.391 ausências. Isso representa quase 30% de absenteísmo dos pacientes no atendimento das unidades.

Para fazer frente a isso, serão feitas divulgações de conscientização nos canais de comunicação da Prefeitura de Sorocaba, além da afixação de cartazes informativos nas 33 UBSs da cidade e o apoio da imprensa na disseminação do conteúdo.

“Sabemos que muitas dessas faltas realmente foram causadas por imprevistos, mas quando é possível identificá-las antes, é muito importante avisar as unidades, para que outras pessoas possam ser agendadas e utilizar o serviço de saúde, minimizando, cada vez mais, essas ausências”, reforça o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

App “Agenda UBS Sorocaba”

A rede municipal de saúde de Sorocaba conta com o “Agenda UBS Sorocaba”, aplicativo para agendamento de consultas médicas, que tem como objetivo ser um facilitador e evitar que o paciente saia de casa, pegue um ônibus, fique numa fila apenas para pegar uma senha de agendamento, poupando tempo e ganhando comodidade. Com isso, o paciente só vai se deslocar até a Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser atendido pelo médico na data da consulta agendada.

O dispositivo virtual está disponível para pacientes cadastrados nas UBSs Éden, Maria do Carmo, Brigadeiro Tobias, Cajuru, Vila Hortência e Vila Sabiá, São Bento, Lopes de Oliveira, Sorocaba 1, Barcelona, Ulisses Guimarães e Vitória Régia e, em setembro, estará disponível em todas as UBSs.

Pelo dispositivo, que está disponível para as plataformas iOS e Android, é possível realizar o agendamento on-line de consultas médicas, visualizando a data, o horário e o nome do médico clínico geral que fará o atendimento, além de também poder acessar os dados cadastrais do paciente e verificar o histórico de seus atendimentos na UBS. Após o agendamento, o usuário do App ainda recebe notificações, com lembretes da data e do horário da consulta marcada.

“É uma ferramenta intuitiva, que tornou ágil, prático e fácil o agendamento de consultas e, por isso mesmo, é necessário se lembrar também de remarcar quando qualquer imprevisto acontecer e não ser mais possível ir à consulta agendada, pois a vaga, dessa forma, poderá ser aproveitada por outro paciente. Que essa conscientização esteja cada vez mais presente no dia a dia das unidades”, conclui o secretário da Saúde. (Com informações da Secom)