Procon Sorocaba atende 620 consumidores no supermutirão "Renegocia!"
As dívidas foram negociadas diretamente pelo Procon com os bancos e financeiras
O Procon de Sorocaba, órgão vinculado à Secretaria de Governo (Segov), prestou atendimento a um total de 620 consumidores durante o supermutirão “Renegocia!”, que se encerrou nesta sexta-feira (11). A iniciativa teve início no dia 24 de julho, realizada em todo o País pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, em parceria com Prefeituras, Procons regionais e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O objetivo, sobretudo, foi a prevenção ao chamado “superendividamento” e contou, inclusive, com atendimento pela unidade móvel do Procon Sorocaba, na Praça Coronel Fernando Prestes, na região central da cidade, em datas específicas, além de diariamente na sede do órgão, no Campolim, para orientações aos consumidores sobre como renegociar dívidas.
“O superendividamento é aquela situação em que o consumidor entra em um nível de endividamento que ultrapassa a sua capacidade de pagamento. O número de serviços registrados foi muito significativo, ainda mais se levarmos em conta que o Procon Sorocaba presta, em média, atendimentos a duas mil pessoas, por mês”, comenta a superintendente do órgão de proteção ao consumidor de Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues.
As dívidas foram negociadas diretamente pelo Procon com os bancos e financeiras. “Inclusive, muita gente deixou para os últimos dias, tanto é que, nesta quinta e sexta-feira, a procura no Procon foi muito maior”, completou a superintendente. Outra opção foi o consumidor solicitar o procedimento via portal: www.consumidor.gov.br, que se trata de um serviço público e gratuito, que conecta consumidores e empresas para a resolução de conflitos.
O mutirão foi adequado para renegociar as seguintes dívidas: as que estão em nome de uma pessoa física; as que foram contratadas com bancos ou financeiras; e as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.
Canais de atendimento
Os serviços prestados pelo Procon Sorocaba continuam disponíveis aos consumidores, por meio de todos os seus canais. Por exemplo, o Procon Móvel, na próxima semana, estará no Paço Municipal, na quarta-feira (16), e na Praça Central, na sexta-feira (18), sempre das 9h às 13h.
O consumidor que tiver dúvidas, identificar ou suspeitar de irregularidades ainda pode acionar o Procon Sorocaba, pelo WhatsApp: (15) 99198-2958 ou no site: www.procon.sorocaba.sp.gov.br.
O atendimento presencial também está disponível na sede do Procon Municipal, que fica na Avenida Antônio Carlos Comitre, altura do nº 331, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, assim como na Casa do Cidadão da Av. Ipanema (das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira), na Casa do Cidadão da Av. Nogueira Padilha (das 8h às 15h, às terças e quintas-feiras) e na Casa do Cidadão do Shopping Pátio Cianê (Piso 3, Bloco B, das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira).