UBSs da cidade mantêm o calendário de vacinação
Em 19 unidades de saúde e Sorocaba, os imunizantes são aplicados das 8h às 18h
O Calendário Municipal de Vacinação segue com todas as vacinas disponíveis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba. São elas: Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Carandá, Cerrado, Éden, Fiori, Habiteto, Haro, Hortência, Laranjeiras, Lopes de Oliveira, Márcia Mendes, Mineirão, Nova Sorocaba, São Bento, São Guilherme, Simus, Sorocaba 1 e Vitória Régia. As demais UBSs continuam atendendo das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
A vacina Pfizer Bivalente está disponível às pessoas com 18 anos ou mais. O público-alvo ainda inclui profissionais da saúde; gestantes e puérperas; pessoas, a partir de 12 anos, vivendo em Instituições de Longa Permanência, como casa de repouso, asilo, abrigo e residência inclusiva, e os trabalhadores dessas instituições; pessoas imunocomprometidas, além de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
As vacinas contra a gripe (Influenza) contemplam todas as pessoas com mais de seis meses de idade, com ou sem comorbidades. As vacinas Pfizer Baby, Pfizer Pediátrica e Pfizer Adulto igualmente são fornecidas aos respectivos públicos-alvo, em todas as UBSs.
Para a imunização com a Pfizer Bivalente, o público-alvo precisa ter tomado, pelo menos, duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.
As vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, sem necessidade de intervalo. Entre as vacinas disponíveis estão: Covid-19, Influenza, Meningocócica C e todas as outras que compõem o Calendário Nacional de Vacinação e serão aplicadas mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de vacinação da dose já recebida. No caso de crianças com comorbidades e de pessoas com alto grau de imunossupressão, é necessário apresentar também laudo médico.
No ato da imunização, as crianças precisam portar Carteirinha de Vacinação, documento de identidade e o CPF ou Cartão do SUS e estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Os pais ou responsáveis de crianças com comorbidades ou deficiências devem apresentar igualmente um comprovante da condição de risco delas. (Da Redação)