‘Clima festeiro’ na Câmara aumenta depois do recesso
Somente nos últimos 10 dias, foram registradas, por meio de requerimentos, seis solicitações de solenidades
Agosto, primeiro mês de trabalho dos vereadores sorocabanos após o recesso do meio do ano, vem revelando o aumento do “clima festeiro” na Casa de Leis. Essa empolgação é facilmente percebida ao acessar o site da Câmara Municipal. Somente nos últimos 10 dias, foram registradas, por meio de requerimentos, seis solicitações de solenidades. Embora esse número corresponda a 5% das homenagens propostas ao longo de 2023, reflete um crescimento significativo no engajamento dos parlamentares. De acordo com levantamento realizado pela reportagem, os legisladores de Sorocaba fizeram um total de 120 pedidos para a realização de sessões solenes. O montante supera em 27,6% a soma das sessões ordinárias e extraordinárias, 49 e 45, respectivamente, totalizando 94 reuniões.
Durante o mês de agosto, a Câmara recebeu um total de 11 pedidos para a realização de solenidades. Dentre essas solicitações, cinco foram feitas pelo vereador Caio Oliveira (Republicanos). Suas propostas de homenagem incluem um ciclista, dois preparadores físicos, um boxeador profissional e a comemoração do Dia do Tecnólogo, que coincidentemente é sua formação profissional. O vereador Dylan Dantas (PL) também se destaca com duas solicitações que celebram o segundo aniversário da Coopdriver, uma cooperativa de motoristas de aplicativo, e o Dia Municipal do Rock, um gênero musical que ele pessoalmente aprecia.
O líder do governo, João Donizeti (PSDB), representante da administração municipal no Legislativo, também submeteu dois requerimentos de sessões solenes: uma para homenagear o grupo Samba, Choro e Seresta por seus 23 anos de existência, e outra para parabenizar a Casa do Menor pelos 40 anos de serviços prestados. Por sua vez, Francisco França (PT) propõe um evento para a entrega de um título de cidadão emérito, enquanto Fausto Peres (Podemos) requer a concessão de um título de cidadão sorocabano. Cabe ressaltar que, embora esses requerimentos possam ter sido elaborados simultaneamente, as solenidades estão programadas para diferentes datas ao longo do ano.
Outros temas
Mesmo com a crescente demanda por sessões solenes, é importante observar que também houve requerimentos abordando outras questões na última semana. Péricles Régis (Podemos) manifestou interesse em entender os motivos por trás do atraso na distribuição de uniformes em uma escola municipal. Ele também questionou a razão pela qual uma clínica particular doou 20 exames de raio-x para a Prefeitura de Sorocaba, levantando indagações sobre a viabilidade da realização desses exames nas unidades básicas de saúde (UBSs) e os beneficiários dessa doação. Já a vereadora Fernanda Garcia (Psol) requereu uma cópia da certidão de uso do solo que comprova a viabilidade da construção de um parque aquático com base no Plano Diretor. (Wilma Antunes)