Pavimentação da rua Raquel Jacob e interligação com a Três de Março são iniciadas

As obras na região do Alto da Boa Vista devem ser finalizadas em oito meses

Por Cruzeiro do Sul

Início das obras de pavimentação da interligação da avenida Três de Março com a rua Raquel Jacob

Uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (25), às 10h30, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba, marcou o início das obras de pavimentação da rua Raquel Jacob, no cruzamento com a avenida Três de Março, onde desde de maio estão ocorrendo obras de duplicação da via até a rua Quirino de Mello, em Aparecidinha.

As obras fazem parte de um pacote de ações da Prefeitura de Sorocaba, que pretende dar mais fluidez ao trânsito, principalmente nos horários de pico, na região do Alto da Boa Vista. O prazo para o término na obras de pavimentação da interligação da avenida Três de Março com a rua Raquel Jacob é de 8 meses.

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, quando a rua Raquel Jacob for liberada ao tráfego de veículos, a saída dessa via será na Olavo Machado Tavares, ao lado do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), com acesso, também, para a Carlos Reinaldo Mendes.

Ainda conforme a atual gestão, já o canteiro central desse ponto da Carlos Reinaldo Mendes também será aberto e um semáforo instalado no local. “Assim, os motoristas que saem na Olavo Machado poderão acessar a pista sentindo Centro, sem precisar fazer o retorno mais à frente”, informa.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), demais autoridades municipais, do Executivo e do Legislativo sorocabano, além de representantes da empresa responsável pela obras na rua Raquel Jacob e interligação com a Eng. Carlos Reinaldo Mendes, Karvas GRM Incorporadora, participaram da solenidade de início dos trabalhos. O obra é uma medida mitigadora.

Representando a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico, o membro do Conselho da Administração da FUA, Laelso Rodrigues, também participou da cerimônia.

Outras medidas

Com o crescimento da zona leste da cidade, os motoristas das regiões dos bairros Aparecidinha e Alto da Boa Vista reclamam do trânsito e de congestionamentos nos chamados horários de pico. Eles afirmam que enfrentam uma longa fila de automóveis para acessar a rodovia Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho).

Para aliviar o trânsito nessas regiões, as obras de pavimentação e duplicação da avenida Três de Março, com início na rua Quirino de Mello, no Aparecidinha, seguem diariamente, com previsão de término no final de 2024. Ao todo serão seis quilômetros de revitalização. Quando a obra estiver concluída os moradores poderão se locomover por esse trajeto até a avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes.

Entre as medidas já adotadas para melhorar o trânsito na região do Alto da Boa Vista, está a pavimentação asfáltica da rua Professora Célia Cangro Marques Mendes -- uma travessa da avenida Três de Março -- cujo asfalto já foi concluído, e a via já é uma alternativa para os motoristas, ligando a Três de Março com a rua Vidal de Araújo, no Jardim do Paço.

Além disso, está prevista ainda a implantação da pista “direita livre” na rua 28 de Outubro, para acessar a avenida Carlos Reinaldo Mendes, ao lado da OAB, em sentido à zona industrial. Além disso, deverá será aberta uma nova conexão entre as ruas Frei Wilson Zanetti e 28 de Outubro. Por fim, na rotatória da Carlos Reinaldo Mendes, a Prefeitura de Sorocaba pretende deixar a avenida mais larga para comportar mais veículos nesse trecho. (Da Redação)