Escultura em homenagem ao Dr. Braguinha tem brasão e nome furtados

Homenagem ao Dr. Braguinha foi construída em 1915, em frente a rua em que foi assassinado e que passou a levar seu nome, a Boulevard Braguinha

Por Cruzeiro do Sul

Escultura em homenagem ao Dr. Braguinha foi construída em 1915

Atualizada 15h27

O brasão e a placa com o nome de Joaquim Marques Ferreira Braga, conhecido como Dr. Braguinha, foram furtados do busto de bronze que fica na praça Cel. Fernando Prestes, no Centro, nesta sexta-feira (25).

Por meio de nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que a reposição das peças já está sendo providenciada e que todas as providências de segurança estão sendo tomadas, como reforço da ronda nos arredores e apuração do sistema de câmeras.

A escultura em homenagem ao Dr. Braguinha foi construída em 1915, em frente a rua em que foi assassinado e que passou a levar seu nome, a Boulevard Braguinha.

Quem foi Dr. Braguinha?

Joaquim Marques Ferreira Braga foi um advogado sorocabano que exerceu as funções de delegado de polícia e promotor público. Joaquim tinha grande prática advocatícia, fama de bom orador e batalhou em defesa dos humildes e dos operários. Ficou conhecido popularmente como Dr. Braguinha, também referência a sua baixa estatura.

Dr. Braguinha foi codiretor do jornal "A cidade de Sorocaba". Em 1901, ajuizou processo cassando a licença de fornecimento de luz a João Lacerda, o qual foi à falência e atribuiu seu fracasso ao Dr. Braguinha. Em 20 de setembro de 1911 foi assassinado por João Lacerda na rua direita, atualmente conhecida como Boulevard Braguinha, no centro de Sorocaba. (Da redação)