Moradores de Sorocaba doam mais de 27 toneladas em itens para vítimas de enchentes no RS

Doações de água, alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e roupas ocorreram em um drive-thru até às 13h; donativos podem ser doados até terça (12) no barracão do FSS

Por Cruzeiro do Sul

Moradores de Sorocaba doam mais de 27 toneladas em itens para vítimas de ciclone no RS

Atualizada às 14h38

Moradores de Sorocaba aproveitaram o domingo (10) para fazer doações de água, alimentos não perecíveis, itens de limpeza e roupas, por meio de um drive-thru, que foi realizado das 10h às 13h, no estacionamento do Paço Municipal. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, no total, foram arrecadados mais de 27 toneladas em itens, que serão enviados ao Rio Grande do Sul, para as vítimas do ciclone, que atingiu o estado gaúcho durante a semana.

A ação foi uma realização do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e da Secretaria da Cidadania (Secid), da Prefeitura de Sorocaba. Depois, os donativos serão transportados até o Sul.

Uma tenda foi montada no local e, de forma rápida, agentes da Defesa Civil de Sorocaba receberam as doações dos moradores, que chegavam em seus próprios veículos. Alguns moradores chegavam a pé e trouxeram doações de alimentos e também de roupas.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, quem não participou do drive-thru neste domingo, poderá levar suas doações até esta terça-feira (12), no barracão do FSS, que fica na avenida Rudolf Daffner, 65, também no Alto da Boa Vista.

Solidariedade

A manhã foi de solidariedade no estacionamento do Paço Municipal de Sorocaba. Moradores de vários bairros da cidade chegavam até o local para trazer suas doações. Foi o caso do promotor de eventos, Reinaldo Honório de Almeida, 51 anos, que veio com a família para trazer roupas, principalmente infantil.
“Trouxemos roupas de crianças. A ideia é excelente e temos sim que ajudar as pessoas que foram atingidas e muitas vezes perderam praticamente tudo”, destaca.

A fotógrafa Juliana Ribeiro, 39 anos, veio com a mãe e elas trouxeram alimentos. “Soubemos da campanha pelas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba e, então, já separamos alguns alimentos básicos para doar como óleo de soja, arroz e feijão. Toda ajuda é importante, e nós temos familiares no Sul, e por isso não podíamos deixar de ajudar”, afirma.

O prefeito Rodrigo Manga e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato, estiveram pessoalmente participando da ação solidária, que mobilizou milhares de munícipes.

Governo gaúcho cria Pix para doações

O governo gaúcho criou a conta SOS Rio Grande do Sul para receber doações em dinheiro, na modalidade PIX, para ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o estado nesta semana. A chave PIX da conta criada no Banrisul é o CNPJ: 92.958.800/0001-38. As doações podem ser feitas em qualquer valor.

O anúncio foi feito pelo governador do estado, Eduardo Leite, nesse sábado (9), nas redes sociais. O objetivo, segundo ele, é ajudar no restabelecimento da economia das cidades e na reestruturação do meio de vida das pessoas.

De acordo com Leite, os valores transferidos para a conta bancária serão geridos pelo estado em parceria com entidades já reconhecidas pelo trabalho de assistência social e ajuda humanitária. “As entidades que são conhecidas, com credibilidade, vão fazer a gestão desses recursos para fazer chegar àqueles comércios que foram afetados, ajudar os pequenos comerciantes a se reerguerem, para ajudar quem perdeu tudo na sua casa a reconstruir a casa, a comprar mobiliários, a restabelecer essas condições dignas de moradia”, explicou.

O governo garantiu que as doações serão aplicadas de forma transparente, com acompanhamento, com auditoria e fiscalização do Poder Público. (Da Redação)