Furto de equipamentos de área pública prejudica frequentadores
Parque Roqueu Osório está sem bebedouros, lixeiras e bancos
A falta de bebedouros, lixeiras e bancos no parque Romeu Pires Osório, no Jardim Paulistano, em Sorocaba, é alvo de reclamações por parte de frequentadores. Segundo visitantes, os equipamentos foram furtados e a Prefeitura não fez a reposição. O Cruzeiro do Sul esteve no local e constatou a situação. Há sinais de vandalismo e pichações. Diante do cenário, além da recolocação dos materiais, os reclamantes cobram reforço da segurança no espaço público.
O aposentado Valdecir Valadares, de 55 anos, frequenta o parque há três anos, duas vezes por dia. De manhã, passeia com o seu cachorro e, à tarde, pratica corrida. Para o munícipe, a principal dificuldade é a inexistência de bebedouros, principalmente para quem, assim como ele, faz atividades físicas neste período de calor intenso.
Valadares disse que um dos equipamentos está indisponível desde quando começou a ir ao local. Já o outro teria sido furtado recentemente. “Sempre trago água, porque os bebedouros estão sempre quebrados, não dá para contar com eles. Se esquecer a água, fica difícil”, falou.
A consultora de marketing Helga Bevilacqua, 40 anos, também vai ao parque diariamente. No início da tarde, costuma almoçar ali e, ao final, realiza exercícios. Ela afirma que, além dos bebedouros, lixeiras e bancos também foram furtados há algum tempo. “Seria legal a Prefeitura olhar para o parque e, pelo menos, repor os equipamentos”, cobrou.
Helga pede o reforço da segurança, com patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) durante toda a noite, para tentar impedir os crimes.
O que diz a Prefeitura
Por meio de nota, a Prefeitura informou que a Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM) realiza patrulhamento preventivo no local e adjacências, em horários diversos e alternados, para haja ampla cobertura, e diz que reforçará a presença de guardas municipais no local, durante o dia, à noite e de madrugada, para garantir a segurança e o bem-estar dos munícipes.
Neste ano, a GCM já realizou perto de 400 rondas preventivas especificamente na área do Parque e em bairros adjacentes. Essas ações já incluíram averiguações ambientais, fiscalizações, abordagens sociais, entre outras preventivas e de segurança, informou a Prefeitura.
A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), por meio da GCM, e as demais autoridades policiais do município contam, sempre, com o apoio da população, para que as acione e envie informações, em caso de constatação de delitos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).
A Prefeitura informou, ainda, que Polícia Civil já investiga o furto ocorrido para que todas as providências cabíveis sejam tomadas e que os equipamentos serão repostos, o mais rapidamente possível. (Vinicius Camargo)