Buraco causa transtornos em rua do Jardim América
Problema ocorre há um ano e Prefeitura teria sido notificada várias vezes
Um buraco no asfalto da rua Mendoza, no Jardim América -- zona sul de Sorocaba --, causa transtornos aos moradores e comerciantes. Segundo uma residente e um empresário, o problema, que perdura há cerca de um ano, oferece riscos à segurança dos motoristas e pode danificar automóveis. Ambos dizem já ter acionado a Prefeitura diversas vezes, mas, até o momento, nada foi feito.
A “cratera” fica em frente à concessionária de automóveis de Anselmo Benites Castanho, de 59 anos. Segundo ele, inicialmente, havia dois buracos, mas, com o tempo, eles aumentaram e se transformaram em um só. Castanho diz que a situação é prejudicial ao seu comércio, pois os veículos que vende podem sofrer estragos. “Para guardarmos os carros na loja, não conseguimos manobrá-los sem termos que passar pelo buraco”, contou. Ainda conforme ele, o cenário afeta, igualmente, os condutores. “Já aconteceu de pneu de carro furar”, relatou.
O empresário afirma já ter comunicado a situação ao Executivo várias vezes, por meio de todos os canais disponíveis, mas nenhuma providência foi tomada. De acordo com Castanho, o pavimento tem cerca de 30 anos, sendo considerado antigo. Por isso, na avaliação dele, além de tampar as fendas, toda a rua deveria ser recapeada. “Já passou da hora”, opinou.
Marisa Athayde Dias, de 61 anos, dona de casa, convive com os mesmos contratempos, porque o buraco também está localizado em frente à sua casa. O imóvel fica do lado esquerdo e, quando há veículos estacionados do lado direito, ela não consegue desviar para entrar na garagem. Com isso, a única alternativa é cruzá-lo.
Apesar da dificuldade, Marisa não vê este como o maior problema. Segundo ela, o risco de acidentes é a principal preocupação, principalmente, em relação aos motoristas não habituados a circular por ali. “Vejo carros caindo no buraco direto, e já vi um caminhão (cair) também”, comentou. “A rua é estreita, e o buraco é grande. Se tem carros parados dos dois lados e o motorista está descendo, quem não a conhece só vê o buraco em cima da hora e acaba caindo dele. (Isso porque), se for desviar, pode bater nos outros carros. Então, não tem como desviar, e a única saída é passar pelo buraco”, completou.
Assim como Anselmo Castanho, a moradora diz ter cobrado uma solução da municipalidade junto à Central de Atendimento 156, sem sucesso. “Falaram que havia um prazo para responder, mas não responderam até agora”, finalizou.
Prefeitura vai verificar
Questionada pelo Cruzeiro do Sul, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) informou que uma equipe técnica irá verificar o local mencionado e providenciar o reparo da pavimentação asfáltica, o mais rapidamente possível.
Em nota enviada ao jornal no final da tarde ontem (21), a Prefeitura disse que “se constatada, ainda, a necessidade de recapeamento total, será elaborado um projeto, o qual será realizado por meio de parceria público-privada e/ou financiamentos e convênios específicos para essa finalidade, dentro dos padrões estabelecidos”. (Vinicius Camargo)