A primavera chegou!

Altas temperaturas e chuvas irregulares devem prosseguir na estação mais florida do ano, iniciada hoje às 3h50

Por Beatriz Falcão

Apesar do cenário colorido pelas diversas espécies que florescem até 22 de dezembro, meteorologistas prevêem forte influência do fenômeno El Niño

 

Após uma semana de altas temperaturas e baixa umidade, o inverno termina de um jeito atípico nas regiões do Brasil e dá lugar à primavera. A estação mais florida do ano - sinônimo de alegria para muitos -, começou na madrugada de hoje (23), às 3h50, e traz a esperança de um clima mais ameno.

Conforme as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), as fortes ondas de calor devem persistir até o final de setembro, com temperaturas que podem ultrapassar 30ºC. Já nos próximos meses da primavera - outubro, novembro, e parte de dezembro -, a tendência é de queda na temperatura. Mesmo assim, os termômetros devem permanecer acima da média histórica para a estação, que é de 23ºC.

O agrometeorologista Cleverson Freitas explicou que as elevadas temperaturas dos últimos dias estão relacionadas à presença de um bloqueio atmosférico, o qual interfere e impede a circulação de outras massas de ar e sistemas frontais. “Neste caso, o bloqueio está associado à atuação de uma intensa massa de ar quente, que está contribuindo para as temperaturas elevadas e condições de tempo seco”, diz o especialista.

Além das belas flores, o retorno gradual de chuvas é uma das principais características climatológicas da primavera no Brasil e, neste ano, acontecerão com maior frequência na região Sul, e com ocorrências irregulares nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. “Na região centro-norte do País são previstos menores volumes de chuva do que a média histórica para este período, uma condição especialmente influenciada pela atuação do fenômeno El Niño”, disse Cleverson.

A primavera prossegue até às 0h27 de 22 de dezembro, quando dá passagem ao verão. Nos próximos meses, o Inmet disponibilizará previsões mais detalhadas do que podemos esperar da estação mais quente do ano. (Beatriz Falcão - programa de estágio)