MP abre inquérito sobre suposto esquema na Prefeitura
A decisão do órgão foi tomada em resposta à denúncia feita pela TV TEM e G1 Sorocaba e Jundiaí
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abrirá uma investigação para apurar a suspeita de um esquema milionário envolvendo a Prefeitura de Sorocaba e empresas associadas à família do ex-diretor da Urbes - Trânsito e Transporte, Jorge Domingos Hial, exonerado ontem (22) do cargo. A decisão do órgão foi tomada em resposta à denúncia feita pela TV TEM e G1 Sorocaba e Jundiaí.
A suspeita gira em torno dos contratos, alguns sem licitação, firmados por empresas ligadas à família Hial, totalizando cerca de R$ 32 milhões. Embora a reportagem tenha solicitado informações adicionais sobre a investigação, o MP confirmou a existência do processo mas não pode fornecer detalhes devido a apuração correr em sigilo.
Após a ampla divulgação da reportagem da TV TEM na quinta-feira (21), a vereadora Iara Bernardi (PT) propôs a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal. Essa CPI teria como objetivo examinar e investigar denúncias de irregularidades no serviço público, supostamente relacionadas à advocacia administrativa, tráfico de influência e má conduta administrativa em contratos envolvendo empresas vinculadas à família Hial.
A vereadora está coletando assinaturas de outros membros do Poder Legislativo para formalizar o pedido de CPI na Câmara. A expectativa é que o pedido seja protocolado na segunda-feira (25).
Processo administrativo
A Prefeitura de Sorocaba informou, em nota, que o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) instruiu as autoridades máximas dos órgãos municipais e da Urbes a iniciar, imediatamente, um procedimento administrativo de investigação para esclarecer os fatos. Além disso, a Prefeitura declarou que tomará medidas administrativas preventivas, se necessário, até que todos os acontecimentos sejam devidamente esclarecidos. “As determinações foram tomadas primando pela observância fiel ao conjunto de leis que regem todos os procedimentos e ritos administrativos da Prefeitura”, finalizou.
Exonerado
Jorge Domingos Hial foi exonerado do cargo de diretor da Urbes pelo prefeito Manga. Essa decisão foi oficialmente publicada na edição de ontem (22) do Jornal do Município, conforme registrado no decreto 28.277. (Wilma Antunes)