Mais de 12 mil pessoas participam da eleição dos conselheiros tutelares em Sorocaba

Dos 69 candidatos inscritos, 30 foram eleitos; veja a lista completa

Por Vanessa Ferranti

Processo definirá membros do Conselho Tutelar

Um total de 12.694 pessoas foram às urnas no domingo (1º) em Sorocaba e escolheram os conselheiros tutelares para os próximos anos. Dos 69 candidatos inscritos, 30 foram eleitos. Os novos membros atuarão no período de 10 de janeiro de 2024 a 9 de janeiro de 2028. Os selecionados cumprirão o mandato mas não serão incluídos na categoria de servidor público e não terão vínculo empregatício com o Poder Público Municipal. Todos os demais candidatos foram considerados suplentes, seguindo a ordem decrescente de votação.

A eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares aconteceu em sete escolas municipais. Este ano, a votação foi realizada por meio de urna eletrônica, fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Mariana de Souza Stelluto ficou em primeiro lugar na colocação, com 765 votos. Em seguida, aparece o nome de Thara Wells Correa, com 685 votos. Já Lucimara Vilas Boas teve 617 votos e aparece em terceiro na colocação.

Concorreram ao cargo de membro do Conselho Tutelar os candidatos que preenchem os requisitos fixados na Lei Federal nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e na Lei Municipal nº 12.806 de 26 de maio de 2023. Dessa forma, para se candidatar, foi necessário ter reconhecida a idoneidade moral; idade superior a 21 anos; residência em Sorocaba; experiência mínima de dois anos devidamente comprovada na atuação efetiva da promoção, controle ou defesa dos direitos da criança e do adolescente; conclusão do ensino médio e outras imposições exigidas na lei.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são atribuições do Conselho Tutelar atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados, promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade, além de fornecer orientação, apoio e acompanhamento temporário a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Outras funções dos conselheiros tutelares incluem, também, o fornecimento de matrículas em instituições de ensino, quando necessário, pedido de tratamento médico, psicológico ou psiquiátrico em regime hospitalar ou ambulatorial e a inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos, dentre outras competências.

Em Sorocaba, o horário de expediente dos conselheiros tutelares é das 8h às 17h. Todos os membros ficam sujeitos a períodos de plantões, inclusive nos fins de semana e feriados. O salário para o cargo na cidade é R$ 6.272,11. 

Veja a lista dos candidatos eleitos:

- Mariana de Souza Stelluto - 765 votos

- Thara Wells Correa - 685 votos

- Lucimara Vilas Boas - 617 votos

- Vania Maria R. Sandmann - 431 votos

- Ivanete Maria Pereira - 421 votos

- Ligia Guerra da C. Geminiani - 407 votos

- Edneia Rosa de Jesus - 382 votos

- Fabiana Moreschi Andre Romita - 314 votos

- Leticia Madeira Brasileiro - 302 votos

- Juliana Insquierdo Pintor - 300 votos

- Sthephanie Cristina P. Alves - 286 votos

- Diogo Cesar Cattani - 284 votos (Sub judice)

- Adriana Nascimento M. F. Pontes - 282 votos

- Thais Rosangela N. C. Caixeiro - 281 votos

- Sulesia Rosa Malaquias Berto - 276 votos

- Carla Regiane B. dos Santos - 267 votos

- Andreia Cristina Modesto - 256 votos

- Jane de Araújo Silva - 246 votos

- Weidy Loren de Souza Salles - 242 votos

- Monica Leite Almeida B. de Lima - 238 votos

- Vania Tavares V. dos Santos - 237 votos

- Ana Laura Negrini Ferro - 205 votos

- Andréa Patricia L. Z. Biancalana - 203 votos

- Lilian K. dos S. Tarpinian - 203 votos

- Lais Antunes de Oliveira - 182 votos

- Ariane Hellen Torsoni - 176 votos

- Samantha Sajo - 166 votos

- Isabelle Carla M. Oliveira - 164 votos

- Luciana Nanias de Aro Nogueira - 164 votos

- Fernando de Jesus Silva Carlos - 162 votos