Câmera de segurança registra acidente em faixa do BRT

Batida entre automóvel e motocicleta ocorreu por volta de 11h30 desta terça-feira (3), na rua Comendador Oetterer

Por Cruzeiro do Sul

Acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (3)

A câmera de segurança de um comércio localizado na rua Comendador Oetterer, na Vila Carvalho, em Sorocaba, registrou um acidente envolvendo uma motocicleta e um automóvel na faixa do BRT. A batida ocorreu por volta de 11h30 desta terça-feira (3). Assista ao vídeo:

Na imagem, é possível ver que o motorista do automóvel sai da pista central da rua e acessa a faixa da direita, do BRT, para entrar no estacionamento de uma loja, quando atinge um motociclista que trafegava  na faixa do BRT.

A ocorrência foi atendida pelo Corpo de Bombeiros. O motociclista foi encaminhado ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), com ferimentos leves. 

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o caso foi atendido pela Polícia Militar e o motociclista, de 37 anos de idade, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros até o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), com ferimento leve.

Já a Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que o acidente não teve relação com a liberação da faixa do BRT para o tráfego de motociclistas e motoristas do Transporte Escolar e Especial. Como ocorreu na situação em questão, a utilização das faixas do BRT à direita sempre foi permitida, em caso de conversão à direita.

"Aconteceu que o motorista do automóvel estava na faixa central da avenida e cruzou a faixa da direita, de maneira repentina, para acessar a vaga de um estabelecimento comercial, atingindo, assim, a moto. O correto seria sinalizar, acessar a faixa da direita em segurança e, posteriormente, fazer a conversão à direita, para entrar na vaga privada no estabelecimento", informa a pasta municipal.

"Sempre que o condutor de um veículo desejar acessar um imóvel lindeiro, um comércio, deve sempre sinalizar de forma antecipada o deslocamento lateral que deseja realizar, e também é desejável que consulte os espelhos retrovisores dos veículos, fique atento aos chamados “campos cegos” de visão, para evitar se envolver em sinistros de trânsito", explica o advogado especialista em trânsito, mobilidade e segurança viária, Renato Campestrini.