Comércio de Sorocaba deverá contratar mais de 4 mil temporários

Estimativa é da Associação Comercial de Sorocaba (Acso); lojistas já estão recebendo currículos de interessados

Por Ana Claudia Martins

Comércio de Sorocaba deverá contratar mais de 4 mil temporários

Quem está em busca de uma vaga de emprego temporária ou mesmo uma vaga efetiva deve atualizar o currículo e entregar nas lojas do comércio em Sorocaba, pois várias já estão com as contratações em andamento.

Segundo levantamento da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com a Athon Ensino Superior, o comércio de Sorocaba deverá contratar mais de 4 mil temporários para reforçar as equipes de venda para as festas de Natal e fim de ano. Além disso, há lojas que estão com vagas efetivas abertas e não exige nem experiência.

De acordo com a Acso, no total, a estimativa é que o comércio local deverá contratar 4.340 temporários nestes três últimos meses do ano. A pesquisa foi baseada em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, que aponta o comércio como um dos segmentos que mais contratou em Sorocaba no mês de setembro, o que evidencia o desempenho do setor.

Os dados mostram ainda que, até o final de outubro, a previsão é de 940 contratações, seguida por 3.010 em novembro e 390 em dezembro. “É muito provável, seguindo a tendência que os dados do Caged vêm mostrando, que haverá um crescimento significativo nas contratações neste final de ano, podendo chegar em um crescimento de 45% nas admissões e 20% no saldo entre admissões e demissões, em relação ao ano passado (2022)”, destaca a Acso.

Segundo a Associação, as admissões temporárias podem representar um aumento de 68% em relação à média das admissões ao longo do ano, bem como um crescimento de 320% no saldo dos empregos para o mês de novembro neste ano (2023). Para a Acso, a questão está relacionada ao aquecimento econômico nos setores de comércio e serviços, cujo motivo é tanto à melhoria nas expectativas para o crescimento da economia brasileira neste ano, assim como pela queda na inflação, o que corrobora para uma sustentação do poder de compra das famílias.

Já começou 

Conforme a Acso, as contratações temporárias costumam ter início em outubro, tendo em vista a Black Friday. “No entanto, este ano é atípico, seja pelo aquecimento da economia em virtude da melhoria nas expectativas para o crescimento da economia, bem como pelo início na tendência de redução da taxa de juros básica Selic pelo Banco Central, sinalizando a estabilidade da inflação e favorecendo os financiamentos”, aponta a entidade.

Para o presidente da ACSO, Hygor Duarte, o apontamento representa, de forma gradativa e positiva, o reaquecimento da economia e do poder de consumo dos brasileiros. “Vemos um crescimento exponencial bastante significativo, o que demonstra uma retomada nos negócios, mantendo ótimas as perspectivas para este final de ano e o começo do ano que vem”.

Lojas têm dificuldade para contratar

Alguns lojistas relatam dificuldades na hora de contratar até mesmo para vagas efetivas. Em uma ótica, na Dr. Braguinha, no Centro, a gerente Keila Bueno disse que a rede de lojas, que são quatro na cidade, possui várias vagas efetivas em aberto, e não exige nem experiência prévia. Mesmo assim, as vagas ainda não foram preenchidas.

“Temos vaga para vendedores, atendimento, divulgação e não exigimos experiência. Mas, nem sempre conseguimos preencher todas. Os interessados podem entregar o currículo diretamente em uma das lojas, e eles são encaminhados para o RH, que faz a seleção dos candidatos”, afirma.

Já em uma loja de roupas, em frente à ótica, na mesma rua, o gerente Júlio Alison, 32 anos, também já está com vagas para vendedores abertas para a contratação temporária. Na entrada da loja há um cartaz anunciando as vagas. “Devemos contratar entre 10 a 12 pessoas para reforçar nossa equipe de vendas para os presentes das festas de final de ano”, afirma.

Segundo ele, aqueles que e destacam, tem a oportunidade de conseguir uma vaga efetiva na loja. “A gente pede pelo menos um pouco de experiência na função. Quem tiver interesse pode deixar o currículo aqui na loja”, afirma.

No cruzamento das ruas Dr. Braguinha e Barão do Rio Branco, uma loja de sapatos também está com as vagas abertas para as contratações temporárias, que já começaram. A gerente Jaqueline Aparecida Baia conta que já contratou uma vendedora recentemente, e entre 12 a 15 pessoas devem ser contratadas para reforçar à equipe de vendas para o Natal e Ano Novo.

“Está um pouco difícil contratar e a gente prefere até treinar o vendedor de acordo com nossa metodologia de trabalho. E aqueles que se destacam também têm a oportunidade de ser efetivado na loja”, diz.
Beatriz Santos, 30 anos, foi contratada recentemente na loja e está feliz por estar trabalhando, já que estava em busca de uma vaga de emprego no comércio.

Capacita

Com o objetivo de oferecer gratuitamente qualificação profissional, com treinamento e ofertas de trabalho aos que buscam uma oportunidade de voltar ao mercado, a Acso oferece o “Capacita + Feirão do Emprego”. O projeto é totalmente gratuito e tem 120 vagas. As aulas acontecem na sede da Associação, que fica na Rua da Penha, 535, Centro.

Os participantes passam por uma semana de capacitação, que inclui temas como Vendas, Finanças, Educação Financeira, Recrutamento e Seleção, Postura no Ambiente de Trabalho, entre outros. No último dia, é realizado o Feirão do Emprego, exclusivo para os alunos que estiveram presentes em todos os dias do Capacita. Participam do Feirão diversas empresas associadas da Acso, incluindo agências de recrutamento. (Da Redação)