Campina Grande pode se tornar a mais nova cidade-irmã de Sorocaba
Objetivo da proposta é promover o intercâmbio e o desenvolvimento mútuo, fundamentados em vínculos históricos, culturais, econômicos e sociais
A Câmara de Sorocaba aprovou nesta terça-feira (17), em primeira discussão, projeto de lei de autoria do Executivo que visa reconhecer Campina Grande, na Paraíba, como cidade-irmã da Manchester Paulista. O objetivo da proposta é promover o intercâmbio e o desenvolvimento mútuo, fundamentados em vínculos históricos, culturais, econômicos e sociais.
De acordo com o Executivo, a iniciativa permitirá que a Prefeitura de Sorocaba celebre acordos e convênios não apenas com Campina Grande, mas também com entidades privadas, visando à realização de ações conjuntas em diversas áreas. Além disso, a iniciativa determina que a administração municipal incentive a integração entre os habitantes das duas cidades, facilitando o fluxo de pessoas entre elas.
No projeto, a Prefeitura argumenta que os dois municípios se destacam por sediar várias instituições de ensino superior e por serem referência na área da educação. Da mesma forma, as cidades são palco de eventos culturais de grande repercussão, como o “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande, e a “Festa Julina de Sorocaba”.
O projeto ainda aguarda uma segunda discussão e a redação final antes de ser encaminhado para sanção ou veto do prefeito. Caso seja aprovado, Campina Grande se unirá à família de cidades gêmeas de Sorocaba, que inclui Xiamen (China), Sha’ar HaNegev (Israel) e Lapa (Paraná).
Ficou para depois
O projeto de lei de autoria do vereador Fausto Peres (Podemos), que propõe a isenção da tarifa de ônibus para estudantes nos dias das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não chegou a ser discutido devido ao fim do tempo regimental da sessão ordinária. A matéria constará como remanescente na pauta legislativa da sessão desta quinta-feira (19). (Wilma Antunes)