Polícia prende seis suspeitos de integrar quadrilha de roubo de carros na região
Donos de veículos foram abordados por homens armados durante o dia; em um dos casos até um cachorro foi levado junto com o veículo das vítimas
A Polícia Civil de Sorocaba prendeu seis suspeitos de envolvimento com uma quadrilha especializada em roubos, furtos e adulterações de veículos, em Sorocaba e região. A polícia chegou até a quadrilha após duas ocorrências de roubo de veículos, ambas ocorridas em maio deste ano, sendo uma no dia 20, no Wanel Ville, e a outra no dia 25, em Araçoiaba da Serra.
Conforme as investigações, em ambos os casos, as vítimas foram abordadas durante o dia, por dois homens armados, que anunciaram o roubo e levaram além dos carros, os pertences dos proprietários, como carteira e celulares.
Na ação policial desta sexta-feira (20), quatro suspeitos foram presos, sendo três em Sorocaba e um em Araçoiaba da Serra. Outros dois já tinham sido presos no início da semana. Além disso, durante a operação, também foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, sendo três em Sorocaba, mais três em Araçoiaba da Serra e outros três em São Miguel Arcanjo, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).
“Durante a operação, os policiais civis cumpriram mandados de prisão, buscas e apreensões, resultando na detenção dos suspeitos”, afirma a delegada de Polícia Luciane Bachir, Titular da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) Sorocaba.
Ela atendeu a imprensa, durante entrevista coletiva nesta tarde, para dar mais detalhes sobre a investigação. “Após o registro das duas ocorrências de roubo de veículos, em maio deste ano, sendo uma em Sorocaba e outra em Araçoiaba da Serra, por meio do trabalho de investigação e inteligência policial, chegamos aos autores, que foram presos”, aponta Bachir.
A delegada disse ainda que os suspeitos presos podem ter praticado outros roubos e furtos de veículos em Sorocaba e cidades da região. “Eles roubavam os veículos, durante o dia, e abordavam as vítimas, com armas de fogo, e ainda levavam os pertences delas. Depois, os veículos eram adulterados e, por meio de documentação falsa, os criminosos repassavam os carros para serem vendidos. Inclusive, teve uma pessoa que comprou um desses veículos, e quando foi fazer a documentação acabou descobrindo que o mesmo era roubado, e acabou ficando no prejuízo”, ressalta.
Luciane Bachir disse ainda que as investigações apontaram que os criminosos tinham um esquema para roubar, “esquentar” e depois vender os veículos. “Também foi localizado, na zona rural de São Miguel Arcanjo, uma espécie de galpão, que era utilizado pelos criminosos para realizar a adulteração dos veículos roubados. Então, a quadrilha roubava, depois adulterava os carros, a número de chassi, por exemplo, e depois os vendia”, afirma a delegada.
Ainda conforme a Polícia Civil de Sorocaba, as investigações continuam e mais pessoas podem fazer parte da quadrilha que atuava na região.
“O que chama a atenção nesses furtos e que os criminosos abordaram as vítimas, em seus veículos, em plena luz do dia, e armados. Em Sorocaba, as pessoas foram abordadas em uma pista de caminhada, quando estavam colocando suas bicicletas no veículo, que também foram levadas pelos ladrões junto com o carro. Já em Araçoiaba da Serra, um casal de idosos também foi abordado pelos ladrões, na início da tarde, e além do carro, eles também levaram uma cadela das vítimas, que estava dentro do veículo”, conta Bachir.
Segundo a delegada, depois de roubarem o veículo, a cadela foi abandonada pelos bandidos, e acabou sendo encontrada e devolvida para os donos. A Polícia Civil informa que foram recuperados, até o momento, um carro e uma moto, que foram roubadas pela quadrilha. (Da Redação)