Tradição americana agrada comerciantes e consumidores
Halloween ou Dia das Bruxas caiu no gosto popular também no Brasil, principalmente entre crianças e adolescentes
Abóboras, bruxas e fantasmas são alguns dos itens que enfeitam as vitrines das lojas de Sorocaba no mês de outubro, e indicam a chegada de mais uma data festiva com grande apelo comercial: o Dia das Bruxas. Celebrado no dia 31 de outubro, a festa - também conhecida como Halloween -, faz parte da cultura americana mas, nos últimos anos, se popularizou no Brasil, principalmente entre as crianças. Adolescentes e adultos também entram na brincadeira.
O comerciante Hudson Renó Megliorini, de 45 anos, acompanha de perto a movimentação do Dia das Bruxas há 15 anos. “Todos os anos a procura aumenta cada vez mais e, surpreendentemente, o Halloween está sendo até mais procurado do que o próprio Carnaval”, conta o empreendedor.
Um dos motivos por trás desse fomento são as crianças. As fantasias e o tão famoso “doces ou travessuras”, chamam a atenção da garotada e tornam a data ainda mais aguardada. No Brasil, a tradição das festas de Halloween começou nas escolas de inglês, no entanto, hoje passou a fazer parte do calendário de todas as escolas e até mesmo em condomínios.
Cilene Cristina Ignácio da Silva é professora de uma escola de educação infantil e todos os anos comemora o Dia das Bruxas. Sua turminha é composta por alunos de 5 anos e quando foi perguntado sobre o Halloween, muitas respostas surgiram. “Falaram sobre aranhas, morcegos, e que era o dia do aniversário das bruxas, por isso querem fazer uma festa muito assustadora”, conta a professora.
O seu filho, Gabriel Ignácio Alba, de 9 anos, também está muito entusiasmado e até já sabe qual será sua fantasia. “Nós vamos usar a imaginação e criar uma fantasia, será de esqueleto! Vamos usar uma camiseta, tesoura, canetinhas e muita pasta d’água para desenhar os ossos no corpo. Ele vai se divertir e, é claro, vai ser assustador!”, revela Cilene, tão animada quanto o filho.
A data, além de se destacar pelos doces e fantasias, é uma comemoração que envolve toda a família. “O brasileiro gosta muito de comemorar, então o Dia das Bruxas é mais uma oportunidade de unir as famílias”, diz Juliana Batista, a diretora de compras de uma loja especializada no ramo de fantasias.
Neste ano, Juliana notou não só um aumento na procura por produtos, mas também na antecedência. “Como a maioria das festas são no final do mês, a maior movimentação acontecia entre os dias 25 e 31, mas desde o início do mês já tivemos uma procura significativa”, relata.
Em questão de vendas, Wandinha e a Freira são as fantasias mais procuradas devido ao sucesso das produções cinematográficas. “Os filmes chamam a atenção tanto das crianças e dos adolescentes, quanto dos adultos, e quando o filme ou a série, como é o caso da Wandinha, faz sucesso, automaticamente a fantasia ganha destaque”, conta Juliana.
Tanto Hudson quanto Cilene compartilham da mesma opinião. “Se faz sucesso no cinema, será uma demanda para a loja em outubro”, além das fantasias tradicionais, como bruxa, vampiro, esqueleto, e Jason. Quanto a Wandinha, ela se tornou até tema de festa de aniversário da escola, “é praticamente Halloween o ano todo”. (Beatriz Falcão - programa de estágio)