Revitalização do Mercado Municipal começa em 2024
Associação dos Mercadores ganha licitação para administrar o espaço público
A Associação dos Mercadores de Sorocaba foi a única interessada no processo licitatório para administrar o Mercado Municipal “Alcino de Oliveira Rosa” e será a responsável por realizar as obras de reforma e revitalização do espaço público. A autorização da concessão onerosa do uso do prédio (lei 12.489, de 7 de janeiro de 2022, de autoria do Executivo), foi aprovada pela Câmara de Sorocaba.
Caberá a Associação, também, operacionalizar as atividades em geral e viabilizar a exploração econômica; a gestão do local; e regularizar a ocupação dos boxes, levando em consideração a atividade à qual se destina. Outra obrigação será incentivar as atividades turísticas ali, de modo a divulgar e atrair novos clientes.
Para o presidente da Associação dos Mercadores de Sorocaba, João Carlos Padovani Cortez, o fato da própria entidade ter sido a única interessada na licitação e a escolhida para fazer a gestão é um fato positivo. “Se uma empresa privada tivesse ganho a licitação, certamente os gastos aumentariam para os responsáveis pelos 55 boxes existentes atualmente no local, dos quais 45 estão em funcionamento”, afirma.
Cortez disse que “a entidade irá contratar os profissionais e serviços necessários para a realização das obras, que serão feitas por etapas. Inicialmente, em meados de 2024, devemos começar com a pintura externa de todo o prédio, depois a instalação de telhado, piso, forro, e revitalização de toda área externa”, destaca.
Os recursos necessários virão do próprio “caixa” da entidade. “Temos dois estacionamentos que são administrados pela Associação, além disso, todos os responsáveis pelos boxes também pagam mensalmente pela utilização dos mesmos. Então, a parte da verba para ampliação e reforma será toda aqui do Mercado Municipal, pois o edital de licitação exige que o dinheiro arrecadado com os dois estacionamentos seja usado na reforma e ampliação. E a manutenção interna ficará por conta dos próprios locadores dos boxes do Mercado Municipal”, afirma Cortez.
Inicialmente, o presidente da entidade calcula que a parte de pintura externa do prédio custe cerca de R$ 150 mil. “As obras devem começar em janeiro, somente após a assinatura de toda documentação referente ao processo de licitação que a entidade venceu. Se tudo der certo, até metade do ano que vem, o prédio deverá estar todo pintado”, estima Cortez.
Ele disse ainda que a Prefeitura terá uma equipe responsável por fiscalizar e acompanhar a realização das obras no local.
Ampliação e novos espaços
De acordo com a Associação dos Mercadores de Sorocaba, as obras de novos espaços e mais opções de lazer no Mercado Municipal deverão ser feitos posteriormente, ou seja, somente após a conclusão das obras de reforma e revitalização do prédio.
“Existe um projeto de ampliação do próprio prédio, por meio de um anexo, ou ainda um mezanino, além da ampliação do estacionamento. Tudo isso seria para uma segunda etapa”, afirma Cortez.
Já a Prefeitura informa que o novo modelo de gestão para o Mercado Municipal poderá atender da melhor forma a classe dos mercadores que atuam no espaço, assim como os visitantes e turistas, realizando também as revitalizações e os reparos necessários para preservar o prédio histórico, que existe desde o ano de 1938 e que foi tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico em 1988.
Mercado Distrital
Em situação semelhante está o Mercado Distrital de Sorocaba, que há anos espera por obras de reforma e revitalização do espaço. Localizado na rua Benedito Galdino de Barros, Vila Fiori, o local funciona de terça a sábado, das 8h às 19h, e aos domingos, das 7h às 12h, com a realização de uma feira-livre.
Inaugurado em 1985, o Mercado Distrital já foi um tradicional centro de compras da cidade. Porém, com o passar dos anos e com a deterioração do prédio, foi perdendo a clientela e atualmente funciona com poucas lojas.
Segundo a Prefeitura, o processo de concessão do Mercado Distrital foi aprovado pela Câmara, no dia 6 de junho de 2023, por meio da Lei nº 12.830, de 28 de junho de 2023, publicada no Jornal Oficial do Município na edição do dia 29 de junho. “Agora, o processo passa por avaliação técnica do Poder Público Municipal para publicação do edital, em seguida. O objetivo da concessão do Mercado Distrital é proporcionar a realização de obras de ampliação, melhorias, conservação e manutenção do espaço público e, assim, movimentar, ainda mais, o comércio, fortalecendo a economia local”, informa. Não foi informada a data da publicação do edital. (Da Redação)