Jornal Cruzeiro do Sul e Cruzeiro FM 92,3 vencem Concurso Jornalístico

Os dois veículos de comunicação conquistaram seis modalidades no evento promovido pela Prefeitura

Por Cruzeiro do Sul

Denise Rocha e Thaís Marcolino foram premiadas, respectivamente, nas categorias Melhor Reportagem e Melhor Reportagem sobre Boas Práticas do Serviço Público;

Três reportagens publicadas pelo jornal Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), foram premiados no Concurso Jornalístico e Publicitário 2023, promovido pela Prefeitura de Sorocaba.

As categorias vencedoras foram: Melhor Reportagem, Melhor Suplemento ou Caderno Especial e Melhor Reportagem Sobre Boas Práticas no Serviço Público.

A cerimônia, organizada pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), ocorreu no Ipanema Clube, na noite de ontem (26). A rádio Cruzeiro FM 92,3 também foi agraciada com três premiações.

A jornalista Denise Rocha recebeu o prêmio de Melhor Reportagem “Alcyr Guedes Ribeiro” com a matéria “A voz das meninas de saia”, contando a história da sorocabana Josi Jardim, atual diretora jurídica da Amazon Brasil.

“Mais do que nunca o jornalismo é necessário; uma iniciativa como essa nos incentiva a continuar a fazer nosso trabalho com isenção e compromisso”, ressaltou Denise.

Já na categoria de Melhor Suplemento ou Caderno Especial “Vitor Cioffi de Lucca”, o editor do suplemento Cruzeirinho, Eric Mantuam, foi o ganhador. “Embora seja destinado ao público infantojuvenil, o Cruzeirinho é um ‘vovô’ de quase 50 anos, e um dos únicos suplementos que dialoga com esse público na imprensa brasileira. Isso se reflete em uma grande responsabilidade para a equipe que o produz. O prêmio indica que estamos no caminho certo. Lembrando que cerca de 56 mil alunos das 182 escolas municipais de Sorocaba também têm acesso ao nosso conteúdo”, comentou o jornalista, que recebeu o prêmio pelo segundo ano consecutivo.

A repórter do suplemento, Thaís Marcolino, recebeu o prêmio em nome do editor, que não pode comparecer ao evento.

Como Melhor Reportagem sobre Boas Práticas do Serviço Público “Adalberto Vieira”, o jornal Cruzeiro do Sul venceu com a matéria veiculada no caderno especial Educare, no ano passado.

A repórter Thaís Marcolino foi a responsável pela produção, que tinha como tema “Experiência pedagógica precisa estar conectada a realidade”.

“Realmente, foi uma surpresa ganhar o prêmio, mas fico muito grata, sobretudo com um assunto tão atual e necessário à realidade em que vivemos. A tecnologia está aí e saber como inseri-la na escola de maneira correta para nossas crianças é fundamental”, analisou a jornalista.

Estiveram presentes no evento o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), a primeira-dama Sirlange Maganhato (PL), o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, e a secretaria de Comunicação, Fernanda Burattini.

Representando a FUA e jornal Cruzeiro do Sul, participaram da cerimônia o presidente do Conselho de Administração, Hélio Sola Aro, o conselheiro Laelso Rodrigues e o gestor Pedro Gimenes.

Cruzeiro FM

A rádio Cruzeiro FM 92,3 foi contemplada com três prêmios. Fábio Andrade recebeu dois: Melhor Programa Jornalístico de Rádio, pelo especial Eleições 2022, e Melhor Apresentador de Rádio. A jornalista Cibele Freitas recebeu a premiação de Melhor Reportagem de Rádio, pela matéria sobre a 3° feirinha da Colmeia, relacionadas às mães atípicas.

Jornal da Escola

Ainda durante a cerimônia, representantes da Fundação Ubaldino do Amaral, jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico foram chamados ao palco, juntamente com alunos e professoras de escolas municipais para apresentarem um vídeo sobre o projeto Jornal na Escola, que lançou ontem a publicação “SoroNews”.

“Os alunos vivenciaram as experiências de uma redação de um jornal, com reuniões para dividir as tarefas, pesquisas, escolha das fontes, entrevistas e produção de textos e fotos”, citou Hélio Sola Aro.