Jornal Cruzeiro do Sul e Cruzeiro FM 92,3 vencem Concurso Jornalístico
Os dois veículos de comunicação conquistaram seis modalidades no evento promovido pela Prefeitura
Três reportagens publicadas pelo jornal Cruzeiro do Sul, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), foram premiados no Concurso Jornalístico e Publicitário 2023, promovido pela Prefeitura de Sorocaba.
As categorias vencedoras foram: Melhor Reportagem, Melhor Suplemento ou Caderno Especial e Melhor Reportagem Sobre Boas Práticas no Serviço Público.
A cerimônia, organizada pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), ocorreu no Ipanema Clube, na noite de ontem (26). A rádio Cruzeiro FM 92,3 também foi agraciada com três premiações.
A jornalista Denise Rocha recebeu o prêmio de Melhor Reportagem “Alcyr Guedes Ribeiro” com a matéria “A voz das meninas de saia”, contando a história da sorocabana Josi Jardim, atual diretora jurídica da Amazon Brasil.
“Mais do que nunca o jornalismo é necessário; uma iniciativa como essa nos incentiva a continuar a fazer nosso trabalho com isenção e compromisso”, ressaltou Denise.
Já na categoria de Melhor Suplemento ou Caderno Especial “Vitor Cioffi de Lucca”, o editor do suplemento Cruzeirinho, Eric Mantuam, foi o ganhador. “Embora seja destinado ao público infantojuvenil, o Cruzeirinho é um ‘vovô’ de quase 50 anos, e um dos únicos suplementos que dialoga com esse público na imprensa brasileira. Isso se reflete em uma grande responsabilidade para a equipe que o produz. O prêmio indica que estamos no caminho certo. Lembrando que cerca de 56 mil alunos das 182 escolas municipais de Sorocaba também têm acesso ao nosso conteúdo”, comentou o jornalista, que recebeu o prêmio pelo segundo ano consecutivo.
A repórter do suplemento, Thaís Marcolino, recebeu o prêmio em nome do editor, que não pode comparecer ao evento.
Como Melhor Reportagem sobre Boas Práticas do Serviço Público “Adalberto Vieira”, o jornal Cruzeiro do Sul venceu com a matéria veiculada no caderno especial Educare, no ano passado.
A repórter Thaís Marcolino foi a responsável pela produção, que tinha como tema “Experiência pedagógica precisa estar conectada a realidade”.
“Realmente, foi uma surpresa ganhar o prêmio, mas fico muito grata, sobretudo com um assunto tão atual e necessário à realidade em que vivemos. A tecnologia está aí e saber como inseri-la na escola de maneira correta para nossas crianças é fundamental”, analisou a jornalista.
Estiveram presentes no evento o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), a primeira-dama Sirlange Maganhato (PL), o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, e a secretaria de Comunicação, Fernanda Burattini.
Representando a FUA e jornal Cruzeiro do Sul, participaram da cerimônia o presidente do Conselho de Administração, Hélio Sola Aro, o conselheiro Laelso Rodrigues e o gestor Pedro Gimenes.
Cruzeiro FM
A rádio Cruzeiro FM 92,3 foi contemplada com três prêmios. Fábio Andrade recebeu dois: Melhor Programa Jornalístico de Rádio, pelo especial Eleições 2022, e Melhor Apresentador de Rádio. A jornalista Cibele Freitas recebeu a premiação de Melhor Reportagem de Rádio, pela matéria sobre a 3° feirinha da Colmeia, relacionadas às mães atípicas.
Jornal da Escola
Ainda durante a cerimônia, representantes da Fundação Ubaldino do Amaral, jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico foram chamados ao palco, juntamente com alunos e professoras de escolas municipais para apresentarem um vídeo sobre o projeto Jornal na Escola, que lançou ontem a publicação “SoroNews”.
“Os alunos vivenciaram as experiências de uma redação de um jornal, com reuniões para dividir as tarefas, pesquisas, escolha das fontes, entrevistas e produção de textos e fotos”, citou Hélio Sola Aro.