Caminhão tomba embaixo de pontilhão na avenida General Osório em Sorocaba
Segundo a Secretaria de Mobilidade, o veículo estava com excesso de altura e colidiu na estrutura, vindo a tombar em seguida; não houve vítimas
*Atualizada às 12h48
Um caminhão tombou embaixo do pontilhão da avenida General Osório, na região central de Sorocaba, na manhã desta quinta-feira (16). O acidente ocorreu por volta das 11h. Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), o veículo estava com excesso de altura e colidiu na estrutura, vindo a capotar em seguida. Não houve vítimas.
A Semob afirma que não há complicações no trânsito no local. Agentes coordenam o fluxo nas proximidades, até que o caminhão seja removido.
Ainda de acordo com a secretaria, a área onde houve o acidente dispõe de um delimitador, para evitar que veículos grandes, com excesso de altura, circulem de forma irregular pelo Centro e fiquem enroscados sob os pontilhões ferroviários ou viadutos, evitando ocorrências como esta.
Segundo a pasta municipal, na região central, há equipamentos do tipo instalados em quatro pontos. São eles: na avenida General Osório, próximo ao cruzamento com a avenida Dr. Afonso Vergueiro; na avenida Dom Aguirre, próximo ao Terminal São Paulo; outro nas proximidades do cruzamento com a rua Porphyrio Loureiro, na pista sentido bairro/Centro; e mais um na Avenida Afonso Vergueiro, na região da praça da Abolição, no acesso à rua Luiz Gama.
Os dispositivos possuem placas móveis que, se atingidas por caminhões com excesso de altura, alertam o motorista para não seguir até o pontilhão mais à frente, conforme a pasta. A ferramenta também orienta o condutor a desviar por uma saída alternativa, sempre disponível próximo a cada delimitador.
"O limitador é uma ação preventiva complementar, pois todos esses pontos já possuem sinalização de indicação de altura máxima, mas que, infelizmente, não era respeitada por muitos motoristas de veículos maiores", diz a Semob.
Infração
De acordo com a Secretaria de Mobilidade, circular com veículos grandes e pesados dentro da cidade, assim como não observar o limitar de altura, é infração de trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 195,23 (grave) e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). (Da Redação)