Defesa Civil emite alerta para chuva e ventos fortes

Governo de São Paulo cria gabinete de crise para acelerar eventuais resoluções

Por Luis Felipe Pio

Defesa Civil de Sorocaba segue em esquema de plantão 24 horas para atender eventuais ocorrências, sobretudo durante o período de alerta

A Defesa Civil emitiu um alerta para chuva com fortes ventos no Estado de São Paulo que vale para hoje (17) e amanhã (18). O calor extremo, somado à umidade e à passagem de uma frente fria -- que deve derrubar as temperaturas -- vai potencializar condições para temporais de granizo e ventania em grande parte do território paulista, incluindo a região de Sorocaba. O alerta indica que as rajadas de vento devem variar entre 60 e 80 km/h, mas podem chegar a 100 km/h em algumas áreas.

O diretor de Comunicação da Defesa Civil do Estado, capitão da PM Roberto Farina, disse que o governo montou um gabinete de crise com a participação de vários órgãos para se antecipar ao temporal e evitar transtornos como os ocorridos no dia 3 de novembro, como apagão, interrupção no abastecimento de água e energia elétrica, causada pela queda de postes e árvores em toda Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

A Defesa Civil de Sorocaba segue em esquema de plantão 24 horas para atender eventuais ocorrências, sobretudo durante o período de alerta. Na RMS, é esperado um acúmulo de 100 milímetros de chuva.

Como consequência dos dois últimos vendavais que atingiram a região -- o do dia 3 de novembro e o do dia 15 --, os municípios ainda trabalham para normalizar a situação e sanar os estragos provocados. Na quinta-feira (16), por exemplo, alguns bairros de Sorocaba -- principalmente os da zona norte e leste da cidade -- ainda estavam sem energia elétrica. Em Araçoiaba da Serra, no feriado de Proclamação da República, rajadas de vento derrubaram a cobertura de um posto de combustíveis. Em Votorantim, também na quinta-feira, moradores relataram ao Cruzeiro do Sul que estavam sem água há três dias.

Orientações preventivas

As principais orientações da Defesa Civil de Sorocaba sobre como proceder diante da tempestade são: abrigue-se em um local seguro; desconecte aparelhos eletrônicos das tomadas; se estiver em qualquer área aberta, como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente; e se estiver dirigindo, evite passar e estacionar perto de cabos elétricos, torres de transmissão, outdoors, andaimes, escadas e outras estruturas que não pareçam seguras.

Situações de emergência podem ser comunicadas pelos telefones 199 (Defesa Civil e Guarda Civil Municipal); 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar). (Luís Pio - programa de estágio)