Dia da Bandeira foi comemorado com Ato Cívico na Base de Apoio Regional do Exército

Convidados foram recebidos pelo Coronel do Exército, André Paulo Maurmann, que é comandante da Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba

Por Cruzeiro do Sul

Lei determina que o Hasteamento da Bandeira seja feito ao meio-dia

Em comemoração ao Dia da Bandeira, celebrado nacionalmente ontem (19), um Ato Cívico foi realizado em Sorocaba. 

A solenidade aconteceu na Base de Apoio Regional do Exército, no bairro Santa Rosália, com a participação do Tiro de Guerra do município e seus membros. Estiveram presentes o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro, na ocasião representando o prefeito Rodrigo Manga, além de autoridades do Exército, da Polícia Militar e representantes da sociedade civil. Os convidados foram recebidos pelo Coronel do Exército, André Paulo Maurmann, que é Comandante da Base de Apoio Regional do Exército em Sorocaba.

A lei determina que o Hasteamento da Bandeira seja feito ao meio-dia, bem como é providenciada a incineração das bandeiras que se encontram sem condições de uso.

“São Atos Cívicos, como esse, que reforçam o compromisso da nossa sociedade com a postura cidadã de amor e respeito à Pátria, ajudando a formar bons cidadãos”, comentou o secretário municipal da Sesu. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)

134 anos

Um dos símbolos do Brasil, a Bandeira Nacional, instituída em 19 de novembro de 1889, completa no domingo (19) 134 anos. A Bandeira Nacional estampa a unidade do povo brasileiro e a riqueza das terras. Também relembra as lutas e vitórias em defesa da Pátria.

Criada pelo filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes e pelo filósofo Miguel Lemos e desenhada pelo artista Décio Vilares, a bandeira “simbolo augusto da paz” foi inspirada na bandeira do Império e manteve as cores verde, amarela, azul e branca. O círculo central em azul com a inscrição da legenda “Ordem e Progresso” entrou no lugar do brasão imperial.

Cada uma das quatro cores tem um significado: o verde simboliza as matas; o amarelo as riquezas nacionais; o branco a paz; e o azul retrata o céu, com a constelacao do Cruzeiro do Sul, na data da Proclamação da República.

Em cumprimento à Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, a Bandeira Nacional é mantida permanentemente içada no topo do mastro especial da Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. (Agência Marinha de Notícias/ www.marinha.mil.br/agenciadenoticias)