Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro cancela feijoada solidária

A decisão foi tomada em razão do alerta de risco de temporal durante o feriado prolongado emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo

Por Vinicius Camargo

O evento seria realizado na sede da Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro, em prol da arrecadação de verba para a reforma do prédio e continuidade das ações sociais da instituição

A Sociedade Cultural e Beneficente 28 de Setembro cancelou a feijoada solidária marcada para esta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra. A decisão foi tomada em razão do alerta de risco de temporal durante o feriado prolongado emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. Pelo mesmo motivo, a Prefeitura de Sorocaba anunciou, na última sexta-feira (17), a mudança de data da Feira Crespa. Já a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) suspendeu todos os eventos relativos à data.

O evento da 28 de Setembro seria realizado em sua sede, no Centro, em prol da arrecadação de verba para a reforma do prédio e continuidade das ações sociais da instituição. Desenvolvida em parceria com a Associação Ação Periférica, a iniciativa também teria atrações culturais, como roda de samba de mulheres, apresentações de hip hop e capoeira, além de oficinas de pensadores negros.

Segundo o presidente da entidade, Márcio Brown, a medida foi adotada em caráter preventivo, pois, em caso de tempestade, os participantes estariam em risco, uma vez que parte do evento aconteceria ao ar livre.“Prezamos pela segurança das pessoas”, disse.

Ainda conforme ele, a feijoada será feita dentro de outra iniciativa da instituição, mas não há data prevista. Brown informou que os valores dos ingressos e das taxas pagas pelos empreendedores que se inscreveram para vender seus produtos ontem foram devolvidos.

Igualmente por precaução, a Prefeitura de Sorocaba transferiu a Feira Crespa de domingo (19) para o dia 9 de dezembro. O local da nova edição também mudou do Parque das Águas, no Jardim Maria do Carmo, para o parque dos Espanhóis, na Vila Assis.

Iniciativas mantidas

Por outro lado, pelo menos duas iniciativas em comemoração ao Dia da Consciência Negra foram mantidas na cidade. Pela manhã, um ato ecumênico preparado pelo Centro Cultural Quilombinho reuniu cerca de 300 pessoas na Capela Senhor do Bonfim - João de Camargo, no Jardim Paulistano, conforme estimativa da organização. A celebração teve palestras com religiosos de diversas crenças e apresentações culturais.

Às 16h, acontece a Marcha Preta, organizada por movimentos sociais. O percurso começa na rua Andrelino de Souza, no Jardim Maria Antônia Prado, e termina no Centro Esportivo Artidoro Mascarenhas (Dr. Pitico), na Vila Angélica.

 Votorantim

A Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim adiou todas as atrações culturais alusivas à data agendadas para sábado (18), domingo (19) e esta segunda-feira (20), na praça Leçy de Campos. De acordo com a pasta, a programação será remarcada. (Colaborou Luis Felipe Pio)