Comandante do 7º BPM/I faz balanço de ações da corporação em Sorocaba
Comandante também destacou o apoio da comunidade em ações como o programa "Vizinhança Solidária"
O comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), tenente-coronel Sidney Roberto Vieira Gomes, visitou o jornal Cruzeiro do Sul na tarde de ontem (21) e falou sobre o trabalho da PM em Sorocaba para a redução das estatísticas criminais. Acompanhado do capitão Ricardo Cardoso Teobaldo, o comandante também destacou o apoio da comunidade em ações como o programa “Vizinhança Solidária”, da atuação dos conselhos de segurança (Consegs) e da importância das parcerias com a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM). Ele foi recebido por Laelso Rodrigues, membro do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).
O comandante destacou que a primeira orientação da Polícia Militar é para que as pessoas não deixem de fazer o registro do boletim de ocorrência, pois as informações são fundamentais para o planejamento das ações da corporação, principalmente no sentido de reforçar o policiamento nas áreas com mais registros de criminalidade. “Nós procuramos trabalhar analisando os indicadores criminais e, por isso, é muito importante que a população faça os registros, ou seja, os boletins de ocorrência, pois a gente consegue verificar os locais onde estão acontecendo mais delitos”, afirmou.
Vieira Gomes explicou ainda que a Polícia Militar, além das informações quantitativas, também atua com base nas informações qualitativas. “Em geral, essas informações são colhidas junto à comunidade, daí a importância do programa Vizinhança Solidária, por exemplo. É muito importante que as pessoas participem, pois a gente recebe muitas informações de qualidade e que auxiliam no nosso planejamento operacional”, ressaltou.
O tenente-coronel destacou também a atuação a participação da comunidade nas reuniões dos conselhos de segurança, os Consegs. “Eles são um canal de comunicação com a comunidade e, por meio desse canal, a gente consegue captar informações importantes no planejamento operacional da Polícia Militar. Nós temos o policiamento comunitário, que é a aproximação da comunidade com a PM, que também nos traz informações importantes. E, novamente, essas informações nos auxiliam no sentido de traçar nosso planejamento operacional, colocando policiamento nos pontos com maior incidência de delitos para combater de forma inteligente a criminalidade”, afirmou.
Parcerias e operações
O comandante do 7º BPM/I também citou a parceria com as demais forças de segurança da cidade e as operações realizadas pela PM para combater a criminalidade. “Outro ponto importante é a parceria que nós temos com as outras instituições, como a Polícia Civil, por meio dos delegados (Seccional) José Humberto Urban Filho, e o delegado Wilson Negrão, que é o diretor do Departamento de Polícia Judiciária Interior 7 - Sorocaba (Deinter 7). Isso facilita a nossa comunicação e o nosso trabalho. Assim como a nossa parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Secretaria de Segurança, na pessoa do secretário Alexandre Caixeiro”, detalhou.
Vieira Gomes disse ainda que faz diversas reuniões com as demais forças de segurança pública da cidade, principalmente para a troca de informações. “Além disso, a gente atua também, junto ao poder público municipal, nas questões das fiscalizações em estabelecimentos, como ferro-velho, desmanches, bares e similares, adegas, pois são estabelecimentos que podem atuar como pontos de tráfico, jogos de azar e a venda de bebidas falsificadas, por exemplo. E temos percebido ainda que alguns desses locais acabam gerando concentração de pessoas, gerando os chamados pancadões”, afirmou.
O comandante ressaltou a importância das operações realizadas semanalmente pela PM, como a “Operação Impacto”, que ajudaram na redução dos chamados pancadões, que atormentavam os finais de semana dos moradores da periferia, principalmente na zona norte. “Todo final de semana -- sexta, sábado e domingo -- nós fazemos operação colocando policiais em locais estratégicos para que haja mais visibilidade da atuação da PM e consequente redução do crime.” Ele comentou, ainda, sobre outras ações e operações que são realizadas nos bairros que fazem divisas com outros municípios, como Votorantim e Itu, por exemplo, no sentido de atuar junto com as corporações destes municípios no combate à criminalidade. Citou, a seguir, a Operação Impacto Hércules, com policiais militares em motocicletas no sentido de abordar indivíduos em motocicletas. “Esse trabalho tem dado um ótimo resultado para combater os roubos praticados por indivíduos em motocicletas”, afirmou.
Vieira Gomes destacou o empenho da Secretaria da Segurança Pública, por meio do secretário Guilherme Derrite. “O nosso secretário Derrite, que é aqui da região, tem feito um excelente trabalho à frente da pasta estadual, dando total apoio e condições de trabalho com reforço significativo das ações da PM, além da previsão de um segundo batalhão para Sorocaba e de investimentos em tecnologia para combater a criminalidade”, concluiu o tenente-coronel.