Demandas da saúde e educação polarizam as sessões da Câmara
Necessidades estruturais em UBSs são debatidas e levadas à Prefeitura
Os vereadores de Sorocaba apresentaram, nos últimos 15 dias, uma série de requerimentos voltados para questões críticas nas áreas de saúde e educação. Esses questionamentos, que foram enviados à Prefeitura, abordam desde a necessidade de geradores de energia em unidades de saúde até a segurança nas escolas infantis, refletindo as atuais preocupações da cidade.
Saúde pública e infraestrutura
O vereador Fábio Simoa (Republicanos) questionou a possibilidade de instalação de geradores de energia autônomos em unidades de saúde. Considerando as recentes falhas no fornecimento de energia elétrica, Simoa destacou a necessidade de garantir a funcionalidade contínua de equipamentos essenciais, como as geladeiras de armazenamento de vacinas.
Já o vereador Dylan Dantas (PL) destacou em seu requerimento a importância do conforto térmico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), particularmente na UBS Maria do Carmo, onde a sensação térmica pode atingir níveis extremos, por conta da telha no local. Ele solicitou informações sobre as estratégias planejadas para mitigar essas condições, visando a melhoria do bem-estar de pacientes e funcionários.
A vereadora Iara Bernardi (PT) questionou a necessidade e a viabilidade da construção de uma nova rodoviária em Sorocaba. Ela apontou a ausência de estudos técnicos claros e questionou as prioridades de investimento do município, especialmente em relação às urgentes necessidades na área de saúde.
Educação e segurança infantil
Dantas solicitou informações sobre as providências tomadas após a fuga de uma criança de três anos do Centro de Educação Infantil (CEI) 122 -- Nelson Fonseca, no dia 30 de outubro. Ele busca esclarecimentos sobre medidas de segurança nas creches e sobre a investigação administrativa da ocorrência. Em outro requerimento relacionado, o parlamentar também pediu uma cópia integral do Processo Administrativo que apura o incidente da fuga da criança no CEI-122.
O vereador Salatiel Hergesel (PDT) abordou a questão dos supostos atrasos nos pagamentos de funcionários do Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino (Igeve), que gerencia algumas creches em Sorocaba. Ele questionou se os atrasos se devem à falta de pagamento da Prefeitura à empresa.
Hergesel também focou nas condições estruturais do CEI-03 -- Dona Zizi de Almeida, buscando soluções para problemas que afetam tanto os trabalhadores quanto as crianças e suas famílias. Ele solicitou um cronograma para as obras necessárias e reparos na unidade educacional. (Wilma Antunes)