Motoristas do Paineiras pedem alternativa para acesso à avenida Ulysses Guimarães
Motoristas que moram na região do Paineiras reclamam da dificuldade para sair do bairro no período da manhã. Os condutores utilizam a rua Nei Carlos Simi, com acesso ao bairro das Laranjeiras, para pegar a avenida Ulysses Guimarães. O problema é que o trânsito trava nesse trecho, e o que deveria ser um trajeto de aproximadamente três minutos, frequentemente, se estende para até meia hora.
Douglas Antônio Nogueira, de 47 anos, mora no Paineiras há 12 anos. Ele conta que muitas vezes o trânsito trava no Jardim Santa Marina, na rua Romeu Ribeiro, formando uma grande fila de carros. Quando finalmente os veículos conseguem chegar no cruzamento das ruas Nei Carlos Simi e Michel Chicri Maluf, onde tem três semáforos, há o encontro dos carros que saem do Paineiras com os veículos do bairro Jardim Casa Branca e fica difícil passar. “Depois que foi feita essa reforma da Ulysses que eles bloquearam todas as saídas para ela se tornar trânsito rápido, não têm saídas nela. Então, ficou todo mundo à mercê daquele sinaleiro do laranjeiras”, comentou Douglas.
Djalma Dulicio Sela, de 44 anos, também é morador do bairro e passa duas vezes ao dia pelo local, de manhã, por volta das 7h, e no fim da tarde, por volta das 17h. Segundo o construtor, não há alternativas de trajeto na região, já que a avenida Itavuvu também tem grande fluxo de carros. Para tentar perder menos tempo, alguns motoristas se arriscam e andam na contramão.
Os motoristas pedem providências à Prefeitura e sugerem alternativas para resolver a situação. Eles solicitam um acesso da avenida Olinda Aires Paulete direto para a Ulysses Guimarães. Outra sugestão é criar outra via onde passa o córrego. Os munícipes também exigem ações a curto prazo, como uma melhor administração no tempo dos semáforos e agentes de trânsito para organizar e liberar o tráfego no sentido que estiver mais carregado, com o objetivo é dar mais fluidez ao trânsito.
Empresa definida
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que a ligação entre a avenida Olinda Aires Paulete, no Paineiras, e a avenida Ulysses Guimarães, no Parque das Laranjeiras, é uma das obras previstas pelo município para ser executada nesta segunda fase do programa de mobilidade “Sorocaba Tem Pressa”, com financiamento via Fonplata Banco de Desenvolvimento.
Segundo a administração pública, a empresa que vai executar a obra está definida e o início dos trabalhos está previsto para ocorrer até o fim do ano. “Dentre os principais objetivos dessa iniciativa, está a possibilidade de os moradores da região do bairro São Guilherme/Paineiras não dependerem mais apenas da avenida Itavuvu, permitindo ingressar de forma direta na avenida Ulysses Guimarães e, por consequência, agilizar o acesso à zona industrial ou à Marginal do Rio Sorocaba”, informou a Prefeitura.
Já em relação ao trecho de acesso entre o bairro Paineiras e Laranjeiras, a Prefeitura informa que a lentidão ocorre em horários de pico e a expectativa é que, com a construção de novas vias e interligações entre bairros que já estão sendo feitas, situações, como essa, sejam minimizadas.
A Secretaria da Mobilidade (Semob) informa, ainda, que os agentes de trânsito realizam operações contínuas de monitoramento, orientação e fiscalização do tráfego de veículos, com maior ênfase nos locais de grande fluxo, como o citado pela reportagem, sendo que a atuação será ainda mais intensificada nesse local, como forma de sempre melhorar a mobilidade urbana e coibir possíveis infrações de trânsito. No entanto, segundo os moradores do bairro, não há a presença de agentes de trânsito no período da manhã nesse trecho. (Vanessa Ferranti)