Temperaturas acima dos 30ºC marcam a ‘prévia do verão’
Porém, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a elevação no termômetro não acende o sinal de alerta para precipitações volumosas
A duas semanas do verão, Sorocaba e Região Metropolitana já está tendo uma prévia da estação mais quente do ano. E o prognóstico para os próximos dias é de temperatura acima dos 30°C acompanhadas de chuva no final do dia. Porém, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a elevação no termômetro não acende o sinal de alerta para precipitações volumosas ou ventanias com potencial perigo.
O início da semana foi bem quente. A medição do Climatempo marcou 33°C às 12h de ontem (4). Essa foi a temperatura mais alta do dia. Por isso, uma cena que tem se tornado comum nos dias de calorão é o uso de guarda-sol na tentativa de ter uma “sombra própria” e se proteger do sol.
Com o astro do dia se pondo, o vento fresco ajudou a diminuir a sensação de abafamento. O clima mais agradável levou várias pessoas ao Parque do Paço para praticar exercício. Com roupas leves, o casal de aposentados José Helvécio de Souza e dona Maria contaram que até preferem o calor, mas o que tem feito recentemente judia demais, tanto que algumas medidas são ainda mais necessárias. “É água, isotônico e ar-condicionado para ajudar. E caminhada assim, desde 2004, sempre no final da tarde, início da noite. O clima é muito melhor.”
Como fica a semana
De acordo com o Climatempo, até quinta-feira (7), a chance de chuva chega a 90% em Sorocaba, principalmente no período da tarde -- horário em que as máximas, geralmente, são registradas -- e, apesar da incidência solar ser forte, o céu deve ficar com sol entre nuvens. A temperatura nesse período fica entre a mínima de 20°C e máxima de 30°C.
Um pequeno alívio poderá ser sentido a partir de sexta-feira (8). No último dia útil da semana, a máxima ficará em torno de 27°C e com grande chance de chuva durante o dia. Já no final de semana (dias 9 e 10), as mínimas devem ficar em 18°C e 19°C e as máximas entre 26°C e 29°C. Não há previsão de chuva. A velocidade média do vento será de 19km/h. (Thaís Marcolino)