Temendo acidente, moradores pedem a supressão de árvore
Plantada no canteiro central da av. Dom Pedro -- Vila Santa Tereza --, figueira avança sobre os dois lados da via
Os moradores da Vila Santa Tereza, na zona leste de Sorocaba, estão preocupados com uma árvore de grande porte plantada no canteiro central da avenida Dom Pedro I. Por estar inclinada, os munícipes acreditam que a espécie -- uma figueira (Ficus bejamina) -- pode cair se houver, novamente, chuva com ventos fortes, como ocorreu recentemente. Os moradores da região fizeram uma solicitação na Prefeitura, no entanto, o pedido foi indeferido. Dois boletins de ocorrência sobre o caso também foram registrados na Polícia Civil. Segundo a Prefeitura, após análise técnica, não foi encontrado motivo para a supressão da árvore.
Juliana de Melo Paixão Teixeira Armênio mora na casa localizada bem em frente a árvore. Ela conta que no mesmo canteiro havia outra árvore da mesma espécie que teria estourado o encanamento no local. Desde então, eles pedem a retirada da segunda árvore. “Estamos com medo dos danos materiais e até mesmo da nossa vida, por conta do tamanho da árvore. Estamos atrás, buscamos a Prefeitura, fomos em todos os órgão, Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Centro Operacional da Prefeitura, falamos com o prefeito, com vários vereadores, e ninguém resolve o nosso problema”, informou Juliana.
A enfermeira declarou, ainda, que uma tomografia da árvore foi realizada pela Prefeitura. Segundo ela, teriam sido apontados alguns comprometimentos, no entanto, estava saudável. “Está caindo árvore saudável no Estado de São Paulo. Não queremos tirar a árvore porque ela está lá simplesmente, mas sim porque está em um canteiro central, em declive, pendendo para a minha casa. Ela cobre a minha casa e está gigantesca. Nem podar eles vão. Tem fio enroscado nela”, relatou.
A esteticista Rosângela Rosa também é moradora do bairro. Ela conta que está com medo, pois durante as últimas chuvas, uma árvore caiu na região e atingiu um motociclista. “Essa árvore está com a raiz inadequada para o canteiro central. Ela é muito pesada, de grande porte, e pode atingir, se cair, três residências, podendo causar danos ao patrimônio. Vidas podem ser afetadas se ela cair na avenida, que é muito movimentada”, disse.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que foi realizada a análise técnica da árvore e não foi encontrado nenhum motivo que justifique a sua retirada. Conforme a administração municipal, todas as solicitações de supressão de árvores recebidas pela Sema passam por análise técnica, sempre in loco, baseada nas recomendações da norma ABNT NBR 16246-3:2019 e da Sociedade Internacional de Arboricultura (ISA). São avaliadas as condições da árvore e a necessidade de manejo da mesma, de acordo com critérios técnicos previstos na Lei Municipal nº 8.903/2009.
No entanto, diante do receio dos munícipes, a Sema solicitou que fosse realizada uma tomografia do exemplar arbóreo, uma ferramenta de monitoramento que mapeia o interior da árvore e suas raízes. Com isso, é possível verificar a situação interna atual do tronco e possíveis lesões. O exame foi realizado e a recomendação foi de que fosse feita uma poda para diminuir o peso e o volume da copa. A poda foi executada no sábado (2) e, em seguida, realizada uma nova vistoria por técnico ambiental da Sema, que também acompanhou todo o procedimento. A Sema informou que o exemplar será monitorado e uma nova vistoria de acompanhamento já está programada para dentro de 90 dias. (Vanessa Ferranti)