Forças de segurança definem as ações para o final do ano

Trabalho integrado de prevenção será realizado em toda a cidade

Por Cruzeiro do Sul

Comandos das forças de segurança da cidade fizeram reunião estratégica

As forças de segurança que atuam em Sorocaba definiram um cronograma de ações preventivas e integradas para o período de festas de fim de ano na cidade. As ações, que já começaram a partir da realização, nesta semana, da Operação Impacto Natal Seguro, envolvem Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) e fiscais da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), da Prefeitura de Sorocaba.

A estratégia de atuação foi estabelecida durante reunião ontem (8), no 7º Batalhão da Polícia Militar de Sorocaba, que contou com a presença do Comandante da unidade, tenente-coronel Sidnei Vieira; do secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; do Delegado Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho; do Comandante Operacional da GCM, Régis Alonso; do delegado Acácio Leite; dos capitães PMs Ricardo e Harder; além de Edson Gonçalves e Cléber Lima, da equipe de trânsito da Semob, e Juliana Souza e Ednelson de Oliveira, representantes do Setor de Fiscalização de Posturas da Seplan.

“Essa união de esforços de instituições locais tem como objetivo primordial a promoção da segurança pública, prevenindo ocorrências durante o período de compras de fim de ano, proporcionando um ambiente sempre seguro para todos os sorocabanos, inclusive, como forma de evitar casos de perturbação de sossego”, disse o secretário da Segurança Urbana de Sorocaba (Sesu), Alexandre Caixeiro.

Nos dias 14 e 20 de dezembro, serão realizadas novas edições da Operação Impacto Natal Seguro, mobilizando também efetivo ampliado, para atuar de maneira otimizada. “A integração entre as corporações e os setores da Prefeitura reforça o compromisso com a segurança pública, sendo que mais ações dirigidas estão planejadas para o período festivo, visando ao melhor aproveitamento do efetivo. Por exemplo, a Polícia Civil terá, pelo menos, uma operação diária, contemplando Sorocaba ou outra cidade da região”, disse o delegado seccional.

De 22 a 25 de dezembro e de 29 de dezembro a 1º de janeiro, acontecerá a Operação Impacto Paz e Proteção, mobilizando equipes de todas as corporações, em ações conjuntas pela cidade. “Somente da PM, serão empregadas equipes em 47 viaturas, por dia, sem contar o efetivo para atendimento das ocorrências rotineiras, que chegam pelo fone 190. Haverá bloqueios em locais estratégicos, sobretudo, em pontos de acesso aos bairros, e ações de saturação, para inibir pancadões e outras ocorrências”, informa o Comandante da PM.

Nesse sentido, também serão desencadeadas ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, sobretudo adegas e ferros-velhos, para evitar a comercialização de produto contrabandeado, falsificado ou sem nota de procedência. Os locais serão definidos a partir de apuração feita pelos serviços de inteligência da Corporação, bem como por meio de denúncias recebidas pelos fones 153 (GCM) e 190 (PM). (Da Redação)