Sorocabanos lotam comércios do Centro para compras de Natal
Lojistas acreditam que no próximo sábado (23) movimento de consumidores será ainda maior
O calor de mais de 30ºC não afastou os consumidores do Centro de Sorocaba ontem (16). Faltando apenas uma semana para o Natal, muita gente decidiu se adiantar e foi às compras. No período da manhã e início da tarde, a Boulevar Braguinha e a rua Barão do Rio Branco estavam lotadas de pessoas. Também havia grande movimento em outras ruas do Centro. Já o trânsito, congestionado. Em alguns pontos, principalmente em áreas com semafóros, os veículos ficavam parados por alguns minutos.
Todos os anos o comércio do Centro de Sorocaba recebe um grande número de pessoas. Além dos moradores da cidade, residentes de municípios vizinhos também aproveitam a época do ano para visitar e adquirir alguns produtos no local. Michele Freitas, de 42 anos, é de Porto Feliz. A fisioterapeuta enfrentou o dia agitado para garantir os presentes de Natal para as crianças da família. “Aqui tem mais opção, variedade, e o preço é bem melhor, mas o movimento está intenso, tem muita gente, tem que chegar de manhã, na hora que está abrindo o comércio para você conseguir ver mais coisas e com mais tranquilidade”, declarou Michele.
Eduardo Paixão, de 40 anos, é morador de Sorocaba e chegou ao Centro, ontem, por volta das 10h. Além do grande número de carros nas ruas, ele conta que também enfrentou tráfego lento nas principais vias que dão acesso ao local. “Tinha bastante trânsito, principalmente na (avenida) Ipanema e descendo a (rua) Comendador Oetterer”, informou.
Alta no movimento
De acordo com os comerciantes, houve um aumento significativo no número de clientes neste mês, comparado ao mesmo período do ano passado. Atribuem esse crescimento à decoração no Centro da cidade, que tem atraído mais visitantes e, consequentemente, impulsionado o movimento nas lojas. A expectativa é que, a partir de amanhã (18), até o sábado seguinte (23), o fluxo de consumidores cresça ainda mais. “Deve aumentar uns 30% esta semana. A expectativa é que a gente bata a meta. No começo estávamos apreensivos com as vendas, devido ao ano passado, mas começaram a apresentar um resultado diferente e estamos na expectativa de bater a meta”, declarou Adriana Vaz, gerente de uma loja de roupas.
Quem optar por fazer as compras de Natal no Centro nos próximos dias terá dificuldade para fugir do movimento intenso. Segundo os comerciantes, o horário com menos movimento é após o almoço, entre 13h e 16h. “O dia inteiro é assim, entrando e saindo cliente, mas por estar bastante calor, entre 14h e 16h, é um horário que dá uma diminuída, mas continua com bastante cliente”, explicou Caroline Ribeiro, supervisora de vendas de uma loja de roupas íntimas. “Entre 13h e 16h é mais tranquilo. O horário de pico é das 19h até umas 21h30, 22h e, de manhã”, finalizou a gerente da loja de roupas, Adriana Vaz.
O comércio do Centro de Sorocaba está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e aos sábado, das 9h às 18h. O horário permanecerá estendido até a véspera do Natal. (Vanessa Ferranti)