Prefeitura de Sorocaba inaugura Palácio da Saúde no Centro

A unidade reúne diversos tipos de serviços de saúde, tanto médicos, quanto administrativos

Por

Palácio da Saúde fica na rua da Penha, no Centro

A Prefeitura de Sorocaba inaugurou, nesta segunda-feira (18), o Palácio da Saúde, com mais de três meses de atraso. A abertura do espaço, situado na rua da Penha, 1.176, no Centro, estava prevista para o início de setembro de 2023. De acordo com o Executivo, o atraso ocorreu devido a necessidades de adequação do prédio. O local reúne diversos tipos de serviços, tanto médicos, quanto administrativos.

O núcleo funciona em um terreno de cerca quatro mil metros quadrados, sendo mais de 2,6 mil m² de área construída. Ao todo, há 81 salas, divididas em quatro andares. A estrutura abriga a Central de Regulação de Vagas Eletivas e Divisão de Avaliação e Controle (Credac); Laboratório Municipal de Saúde Pública (Labac); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Coordenação de Saúde Mental; Serviço de Atenção Domiciliar (SAD); e Central de Regulação de Leitos (CRL).

Com o apoio do Núcleo de Saúde da Universidade de Sorocaba (Uniso) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a unidade também vai oferecer atendimentos multidisciplinares. Há serviços de assistência geriátrica a pacientes com distúrbios cognitivos, biomedicina, fisioterapia, psicologia e terapia ocupacional. 

 

 

Uma solenidade na sede do espaço, com o descerramento de uma placa, marcou o início das atividades (crédito: Vinicius Camargo (18/12/2023))

 

Além disso, por meio de parceria com uma escola de podologia, o Palácio também disponibilizará tratamento preventivo para pé diabético. Segundo o Ministério da Saúde, a condição consiste em uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes descontrolada. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores são as complicações mais comuns. Elas provocam o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés. Se não tratado, o pé diabético pode levar à amputação. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Cláudio Pompeo, esse auxílio é inédito na cidade.

Todos esses atendimentos na unidade serão prestados tanto por servidores públicos, quanto por profissionais das instituições parceiras. 

Agiziliar tempo de resposta 

 

Pompeo ainda informou que um dos principais objetivos da unidade é integrar algumas estruturas de saúde para agilizar o tempo de resposta às demandas dos munícipes. Segundo ele, a partir de agora, o Samu, por exemplo, conseguirá atender aos chamados de forma mais rápida. “Nós estamos na central da cidade, para que a ambulância possa chegar a diferentes locais mais rapidamente”, disse. “Nós vamos ganhar, principalmente, em tempo”.

Conforme o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), a ideia é ampliar, futuramente, a gama de atendimentos médicos no núcleo. "A primeira especialidade que vem é a geriatria e nós queremos trazer outras para cá", falou. 

Como ser atendido no Palácio 

Para ser atendido no Palácio da Saúde, o munícipe deve passar, primeiramente, em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). As UBSs serão responsáveis por acolher o usuário, avaliar a sua situação e verificar se trata-se de um caso com necessidade de encaminhamento para a unidade integrada. O mesmo procedimento ocorre em todos os serviços públicos de saúde.