Sorocaba registra primeiro caso de febre maculosa contraído na cidade
Paciente é um menino de 5 anos; ele apresentou sintomas em setembro do ano passado, mas o resultado do teste foi divulgado na última terça-feira (2)
A cidade de Sorocaba registrou o primeiro caso autóctone -- contraído na cidade -- de febre maculosa. A informação foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica na última terça-feira (2), após a conclusão do resultado do teste, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.
O paciente é um menino de 5 anos. A criança apresentou os primeiros sintomas da doença em 30 de setembro de 2023. Ele foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 2 de outubro e passa bem.
Segundo a Prefeitura, antes de contrair a doença, o menino havia frequentado uma área verde, localizada no Parque Vitória Régia, na zona norte, próximo ao rio Sorocaba. No local, ele foi picado por um carrapato-estrela.
Conforme a Administração Municipal, a equipe da Zoonoses está mapeando o local, isolando e fazendo novas atividades de pesquisa para colher dados sobre o risco de contrair a doença no local. Também serão afixadas placas informando a possibilidade de presença de carrapato-estrela. No ambiente, será feita roçagem, ação que tem como objetivo deixar a vegetação mais próxima do solo, uma vez que a incidência solar elimina o carrapato.
Febre maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato-estrela. Segundo o Ministério da Saúde, ela pode se apresentar de maneira leve até formas mais graves, com elevada taxa de letalidade.
Os principais sintomas da febre maculosa são febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal. Os pacientes podem apresentar ainda inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena (um tipo de necrose) nos dedos e orelhas e paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões causando paragem respiratória.
O Ministério da Saúde ressalta que o tratamento para a febre maculosa deve começar rapidamente com antibiótico específico. Por isso, ao apresentar os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde para avaliação médica.
Prevenção
Evitar o contato com carrapatos é a principal medida de prevenção contra a febre maculosa. Em locais onde pode haver essa exposição, a orientação é usar roupas claras para ajudar a identificar o parasita, pois ele é escuro, usar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas com árvores e grama, evitar andar em locais com grama ou vegetação alta, usar repelentes para carrapatos e verificar se os animais de estimação estão com o parasita.
Ao encontrar um carrapato no corpo, ele deve ser removido com uma pinça. O ideal é não apertá-lo ou esmagá-lo. Ele deve ser puxado com cuidado e firmeza. Após a remoção, a área mordida deve ser lavada com álcool ou água e sabão.
"Quanto mais rápido retirar os carrapatos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada dos carrapatos", informa o órgão federal. (Da Redação)